quinta-feira, agosto 01, 2013

|Campanha| 10 passos para a participação do pai no apoio da Amamentação!!!

Conforme falei aqui, começa hoje a Semana Mundial de Aleitamento Materno e para inserir nosso blog nessas comemorações inciamos hoje nossa série de posts especiais sobre a amamentação.
Como o tema desse ano é o "Apoio às mães que amamentam"  nada melhor para começar essa série que falarmos sobre o papel do pai na Amamentação. 

Frequentemente, é o apoio do pai que faz a diferença entre o sucesso da amamentação ou o seu fracasso (como o abandono precoce da prática de aleitamento). Esse apoio é ainda mais crucial quando se trata do primeiro filho!


Fonte Imagem: Google
A contribuição do pai/parceiro na amamentação é feita por meio do incentivo e apoio pscicológico à mulher, tanto afetivamente quanto nos cuidados com o bebê e ainda se encarregando de outras atividades da casa que possam ajudá-la nesse período.

Vejam os 10 passos para a participação do pai no apoio da Amamentação:
  1. Incentive sua mulher a amamentar! Muitas vezes ela pode estar insegura quanto à sua capacidade para o aleitamento. Seu apoio será fundamental nessas horas de incertezas e inseguranças pelas quais muitas mulheres passam!
  2. Divida e compartilhe os seios de sua mulher como bebê! Mesmo que seja difícil aceitar, lembre-se que a amamentação é um período passageiro. Dê prioridade a seu filho (a)!
  3. Participe do momento da amamentação! Sua presença, seu carinho e toque durante o ato de amamentar são fatores importantes para a manutenção do vínculo afetivo do trinômio mãe + filho + pai.
  4. Seja paciente e compreensivo! No período da amamentação será pouco provável que sua mulher possa manter a casa, as refeições e se arrumar de forma impecável. As necessidades do bebê são prioridade, principalmente, nessa fase!
  5. Sinta-se útil durante o período de amamentação! Coopere nas tarefas do bebê: troque fraldas, ajude nos banhos, coloque para arrotar, faça dormir... Quando a mulher estiver dando de mamar, leve um copo de suco de frutas e/ou água, ela vai adorar!
  6. Mantenha-se sereno! Algumas vezes sua mulher pode ficar impaciente pois embora a amamentação traga muitas alegrias, também traz muito cansaço e algumas dificuldades. Mostre carinho e compreensão nesse momento, evitando brigas desnecessárias para não prejudicar pscicologicamente a descida do leite!
  7. Se tiver outros filhos, procure se ocupar mais deles para que não se sintam enciumados com a chegada do novo irmão! Isso permitirá sua mulher dedicar-se mais ao bebê.
  8. Mantenha o hábito de acariciar os seios de sua mulher caso você costumava fazê-lo! Estudos demonstram que quanto mais uma mulher é sensível às carícias do companheiro, mais reagirá à estimulação rítmica de seu bebê.
  9. Fique atento às variações do apetite sexual de sua mulher! Durante esse período, algumas reagem para mais outras para menos, são alterações normais. Esta é uma ocasião para o casal vivenciar novas experiências e hábitos sexuais, adaptando-se ao momento!
  10. Não leve para casa latas de leite, mamadeiras e chupetas! O sucesso desse período depende, em grande parte, de suas atitudes. O aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e seu carinho e apoio são tudo que seu bebê necessita para crescer inteligente e saudável!
A amamentação não é uma tarefa fácil, exige muita dedicação por parte da mãe e compreensão e incentivo por parte do pai/companheiro!

Até o próximo post...
Beijos

6 comentários:

  1. Olá
    Vim deixar meu link com o post de apoio a amamentação!
    Te espero lá!
    Beijinhos
    Aline Gago
    http://festascriativasbyalinegago.blogspot.com.br/2013/08/semana-mundial-de-aleitamento-materno.html

    ResponderExcluir
  2. Adorei Dé!
    O apoio do marido é mesmo fundamental.
    beijao
    Lele

    ResponderExcluir

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard