|Campanha| Semana Mundial de Aleitamento Materno!!!

Há vinte anos, entre os dias 1º e 7 de agosto, ações em todo o mundo (120 países) são voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). 

Fonte Imagem: Divulgação

Diversas organizações governamentais e não governamentais, comunidades científicas e populares, grupos religiosos e tantos outros se mobilizam e são mobilizados para promover, proteger e apoiar a amamentação.

São sete dias de intensas atividades em todos os cantos do globo, promovendo a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e complementar até dois anos ou mais

Mesmo assim, muitas pessoas ainda desconhecem esse evento e até mesmo a sua importância para apoiar e proteger a saúde materno-infantil em toda sua integralidade.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

Fonte Imagem: Divulgação
No meu dia a dia como Baby Planner e Consultora em amamentação eu vejo que muitas vezes as mães deixam de amamentar precocemente por questões muito simples de serem resolvidas e isso me deixa muito triste.

O principal "entrave", digamos assim, na minha opnião é a falta de apoio das famílias à mulher que amamenta. E o tema desse ano vem de encontro a isso: "Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno" e indica a importância dos grupos de mães ou grupos de aconselhamento em amamentação.

Para inserir nosso blog nas ações dessa semana, estaremos promovendo uma série de posts com o intuito de chamar a atenção não só das mães mas de todos os envolvidos nesse momento (companheiro, família, amigos, vizinhos...) para a importância da amamentação.

" A chave para uma boa prática de amamentação é ter apoio diário permanente em casa e na comunidade."

Vem com a gente e participe dessa discussão dando sua opnião e/ou seu depoimento!!!
bjs


18 Comentários
Comentários
  1. Olá,
    Minha filha completa 6 meses no dia 5. Precisei iniciar a alimentação com frutas e legumes, pois volto a trabalhar e ela vai para a creche. Vou continuar amamentando pela manhã e à noite.
    Sou mamãe blogueira e vou fazer um post durante essa semana sobre o evento.
    Bj
    Aline Gago
    http://festascriativasbyalinegago.blogspot.com
    http://bibliotecamirim.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Obrigada pela participação! Vou conhecer seus blogs com calma...
      Essa questão da introdução precoce da alimentação complementar por conta da volta ao trabalho é um dos fatores determinantes para o desmame e está diretamente relacionada às influências culturais, crescimento e participação da mulher no mercado de trabalho.
      Realmente não é fácil se manter "fiel" à amamentação depois da licença maternidade mas é perfeitamente possível! Qualquer dúvida estamos à disposição... Estaremos torcendo por vcs!
      Beijos

      Excluir
  2. Precisamos desmistificar!
    Não é tão simples amamentar, mas também não é difícil.
    Precisamos QUERER e ter APOIO!
    beijao
    Lele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Lele! Embora amamentar seja instintivo requer prática e uma certa dose de treino, e o tema desse ano na campanha busca inserir a sociedade como um todo como um grande grupo de consultores em amamentação.
      Apoio é fundamental!!!
      Beijo querida

      Excluir
  3. Ah! tb vou querer divulgar!!
    Acho mt importante pq os primeiros dias com o bebê são super difíceis, mas depois puro prazer!
    Como faço pra participar? só postar algo do tema??
    bjss
    http://cphilene.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris! Eu pensei em publicar os depoimentos da experiência de amamentação das leitoras em um post especial! Me envia o seu depoimento por email...
      Beijo

      Excluir
  4. importantissssssimoooo divulgarmos essa campanha....beijos

    ResponderExcluir
  5. Acredito que amamentar faz parte do "ser mãe", mas não gosto da ideia de q é por ai q se cria vinculo com o bebe... A relação mae-filho é muito mais do que isso!!
    Amamentar não é a setima maravilha do mundo, mas tb não é um calvário. Simpesmente faz parte...
    Post inspirador!!
    Bjs
    Mari
    #amigacomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que essa não é a única maneira Mari mas faz parte sim da criação do vínculo, é o primeiro passo para essa criação. :)
      Realmente não é a 7ª maravilha, é cansativo, é preciso muita força de vontade e principalmente foco!
      Beijo querida!

      Excluir
  6. Amamentar aguça as olheiras, aumenta a paciência e dilata o amor de mãe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei essa frase Fabiana, perfeita! Posso usar?! :)
      Beijo

      Excluir
  7. Gente... falo sobre isso no meu blog hoje...
    O Theo tem 15 meses e ainda mama... eu sempre achei natural demais pra me preocupar com amamentação, mas confesso que teve momentos que pensei "ai, acaba logo" pq dava uma sensação estranha no corpo... suava muito e sentia tanto calor que a roupa me pinicava.
    Normal, era só o organismo trabalhando, mas o amor suporta tudo

    beijo²
    Nina e Theo
    http://www.maternizando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina! Obrigada pela visita! Vou conhecer o seu blog...
      Realmente é natural mas esses dias inevitavelmente surgirão, daí a necessidade de se ter um objetivo!
      Beijo querida!

      Excluir
  8. Eu não consegui amamentar por muito tempo, com 2 meses o meu filho não quis mais pegar o peito, mas quando ele começou a querer parar eu ainda insisti, e quando ele não quis mais continuei dando meu leite para ele na mamadeira, até não conseguir mais tirar ... mas por mim teria amamentado por muito tempo ...

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela insistência Mi, nem sempre nesses casos a mulher insiste. Por isso é tão importante ter o apoio de um profissional nesses momentos, muitas vezes é isso que faz a diferença no sucesso da amamentação!
      Beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Coisa boa incentivar e amamentar! Mas me preocupo muito com o outro lado também depois que o PH não mamou em função da laringotraqueomalacia. É importante também cuidar das mães que por n motivos não conseguem, para que o sentimento de culpa não vire uma depressão.

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Lu! E por isso a presença do apoio de um profissional torna-se fundamental nesse momento!
      Beijo amiga!

      Excluir