quinta-feira, agosto 01, 2013

|Campanha| 10 passos para a participação do pai no apoio da Amamentação!!!

Conforme falei aqui, começa hoje a Semana Mundial de Aleitamento Materno e para inserir nosso blog nessas comemorações inciamos hoje nossa série de posts especiais sobre a amamentação.
Como o tema desse ano é o "Apoio às mães que amamentam"  nada melhor para começar essa série que falarmos sobre o papel do pai na Amamentação. 

Frequentemente, é o apoio do pai que faz a diferença entre o sucesso da amamentação ou o seu fracasso (como o abandono precoce da prática de aleitamento). Esse apoio é ainda mais crucial quando se trata do primeiro filho!


Fonte Imagem: Google
A contribuição do pai/parceiro na amamentação é feita por meio do incentivo e apoio pscicológico à mulher, tanto afetivamente quanto nos cuidados com o bebê e ainda se encarregando de outras atividades da casa que possam ajudá-la nesse período.

Vejam os 10 passos para a participação do pai no apoio da Amamentação:
  1. Incentive sua mulher a amamentar! Muitas vezes ela pode estar insegura quanto à sua capacidade para o aleitamento. Seu apoio será fundamental nessas horas de incertezas e inseguranças pelas quais muitas mulheres passam!
  2. Divida e compartilhe os seios de sua mulher como bebê! Mesmo que seja difícil aceitar, lembre-se que a amamentação é um período passageiro. Dê prioridade a seu filho (a)!
  3. Participe do momento da amamentação! Sua presença, seu carinho e toque durante o ato de amamentar são fatores importantes para a manutenção do vínculo afetivo do trinômio mãe + filho + pai.
  4. Seja paciente e compreensivo! No período da amamentação será pouco provável que sua mulher possa manter a casa, as refeições e se arrumar de forma impecável. As necessidades do bebê são prioridade, principalmente, nessa fase!
  5. Sinta-se útil durante o período de amamentação! Coopere nas tarefas do bebê: troque fraldas, ajude nos banhos, coloque para arrotar, faça dormir... Quando a mulher estiver dando de mamar, leve um copo de suco de frutas e/ou água, ela vai adorar!
  6. Mantenha-se sereno! Algumas vezes sua mulher pode ficar impaciente pois embora a amamentação traga muitas alegrias, também traz muito cansaço e algumas dificuldades. Mostre carinho e compreensão nesse momento, evitando brigas desnecessárias para não prejudicar pscicologicamente a descida do leite!
  7. Se tiver outros filhos, procure se ocupar mais deles para que não se sintam enciumados com a chegada do novo irmão! Isso permitirá sua mulher dedicar-se mais ao bebê.
  8. Mantenha o hábito de acariciar os seios de sua mulher caso você costumava fazê-lo! Estudos demonstram que quanto mais uma mulher é sensível às carícias do companheiro, mais reagirá à estimulação rítmica de seu bebê.
  9. Fique atento às variações do apetite sexual de sua mulher! Durante esse período, algumas reagem para mais outras para menos, são alterações normais. Esta é uma ocasião para o casal vivenciar novas experiências e hábitos sexuais, adaptando-se ao momento!
  10. Não leve para casa latas de leite, mamadeiras e chupetas! O sucesso desse período depende, em grande parte, de suas atitudes. O aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e seu carinho e apoio são tudo que seu bebê necessita para crescer inteligente e saudável!
A amamentação não é uma tarefa fácil, exige muita dedicação por parte da mãe e compreensão e incentivo por parte do pai/companheiro!

Até o próximo post...
Beijos

6 comentários:

  1. Olá
    Vim deixar meu link com o post de apoio a amamentação!
    Te espero lá!
    Beijinhos
    Aline Gago
    http://festascriativasbyalinegago.blogspot.com.br/2013/08/semana-mundial-de-aleitamento-materno.html

    ResponderExcluir
  2. Adorei Dé!
    O apoio do marido é mesmo fundamental.
    beijao
    Lele

    ResponderExcluir

Quem Sou

Quem Sou
Sou a Débora Araújo, mãe coruja da Ana Luiza e durante minha gravidez senti muita falta de um serviço personalizado que pudesse ajudar às futuras mamães durante essa louca, alucinante e maravilhosa viagem que é a maternidade. Entre trocas de fraldas, mamadas e sonecas surgia a vontade de voltar ao mercado de trabalho de uma maneira que pudesse continuar presente nos primeiros anos de Ana Luiza. Nesse momento nascia a Personal Bebê – Consultoria e Assessoria para Gestantes!

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

No Facebook

Uso de imagens

Muitas das imagens do blog vem de fontes externas não sendo de nossa autoria. Se alguma imagem for sua e você desejar que ela seja creditada ou removida por favor entre em contato conosco que prontamente daremos os créditos ou retiraremos do ar.



Todo mundo lê

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard | Blogger Theme by PremiumBloggerTemplates.com