terça-feira, março 12, 2013

|Desabafo| ~ Baby blues, vc sabe o que é?!

Quando estava grávida ganhei da minha sogra um cd de canções de ninar liiindo e assim que cheguei com AL em casa comecei a colocá-lo para tocar à noitinha, naquela hora fatídica em que os bebês ficam muito nervosos/agitados.
Comecei a me emocionar muito com aquelas canções e rapidamente passei a não conseguir mais ouvi-las. Até hj se escuto o cd, pronto, tô eu lá chorando outra vez! :)
Naquela época não associei a minha emoção à flor da pele ao famoso baby blues e hj tenho plena conciência de que passei por esse momento. Eu sentia uma imensa gratidão e alegria por ter AL em meus braços e ao mesmo tempo, inconscientemente, tinha medo da grande resposabilidade que era me tornar mãe. Era como se somente naqueles dias, depois de tê-la nos braços tomasse a consciência do que viria pela frente...

Fonte Imagem: Google

Para quem não sabe o Baby Blues é uma alteração transitória no humor da mãe que acontece devido às rápidas alterações hormonais e acomete até 80% das mulheres na fase que compreende o 3º e 5º dia pós parto.
Os sintomas vão desde melancolia, irritabilidade, tristeza e ansiedade passando por choros constantes. O stress do parto, a consciência de responsabilidade que aumenta depois de ter um ser indefeso e totalmente dependende da mãe e a incerteza do que vem pela frente são sentimentos muito comuns nesse momento!
Os sintomas do Baby Blues costumam desaparecer espontâneamente em poucos dias e se eles persistirem, o ideal é procurar ajuda médica pois a Depressão Pós Parto (já falamos aqui sobre quando é necessário buscar ajuda) tem sintomas muito parecidos e deve ser tratada o quanto antes pois sua recuperação não é de forma espontânea como no Baby Blues.
O apoio da família e dos amigos é essencial nessa fase assim como o descanso. Lembrar essa mulher que é natural se sentir sobrecarregada e insegura nesse momento tão novo ajuda a aliviar esses sintomas!
E vcs mommys, passaram por essa fase no pós parto? Como lidaram com a situação?
Beijos

8 comentários:

  1. Eu passei e contei com o apoio do meu marido, acho que isso é muito importante, se o pai está ali do lado p/ te dar todo o suporte isso fica mais leve.
    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Silma! Se temos o apoio do companheiro esse momento fica mais leve!
      Beijoca!

      Excluir
  2. Débora, eu tive baby blues nos 2 partos... eu chorava por tudo... estava muito alegre mas pensava um pouco mais sobre a vida e, chorava!
    Via meus filhos pequeninhos e... chorava!
    O bom é que passou!
    Mas é muito importante divulgarmos pois muitas mães acham estão com algum problema.
    beijao
    Lele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lele! É tudo muito louco, né?! Eu olhava para AL e me dava um aperto no peito, era um misto de gratidão e medo!
      Acho que temos que falar mais sobre esse e outros assuntos que nem sempre fazem parte do lado cor de rosa da maternidade.
      Beijão querida!

      Excluir
  3. Oi Débora, eu nunca tinha puvido esse termo,. Ótimo o seu post para esclarecer o que muitas de nós sentimos e nem sabemos o que é.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Chris, assim como vc muitas mulheres não sabem o que significa esse momento pelo qual estão passando e isso o torna ainda mais difícil! Precisamos falar mais sobre esses assuntos do lado B da maternidade.
      Beijos querida!

      Excluir
  4. meu baby blues bateu tão forte que pensei que viraria depressão, mas graças a Deus acabou passando.. Queria te convidar também para conhecer meu blog..comecei há pouco tempo! www.mamaemeajuda.com Espero que goste! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que passou e não foi uma depressão pós parto! Fui lá conhecer o seu blog está lindo, parabéns! Depois vou ler com calma...
      Beijo e obrigada por nos acompanhar!

      Excluir

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard