quinta-feira, fevereiro 28, 2013

|Especialista| ~ Brincar é só uma brincadeira?

Hj nossa especialista Dra. Regiane Glashan vem nos falar sobre a importância do brincar para o desenvolvimento físico e psíquico dos pequenos, será que brincar é só uma brincadeira?

Fonte Imagens: Google
 
Talvez poucos pais saibam o quão importante é o brincar para o desenvolvimento físico e psíquico de seu filho.  Brincar não é um simples passatempo para os pequenos. É uma forma de experienciar o mundo num imenso “laboratório infantil”.
As crianças na atualidade possuem verdadeiras agendas de altos executivos e na grande maioria não têm tempo para brincar – não têm espaço para testar a fantasia e contrapô-la a realidade.
Inúmeras vezes os próprios pais inibem as brincadeiras dos seus filhos, exigindo organização, limitando o espaço lúdico e acreditando que os estão ajudando, acelerando a aquisição de comportamentos desejáveis: manter tudo organizado e limpo. Estão na verdade, queimando uma etapa muito importante do desenvolvimento infantil.
Não estou afirmando que após a brincadeira, os pais não devam cobrar a colaboração das crianças para colocar ordem na bagunça! Guardar os brinquedos e organizar o “campo de batalha” faz parte do brincar.
Pelo brincar a criança está experimentando o mundo, os movimentos e as reações, tendo assim, elementos para desenvolver atividades mais elaboradas no futuro (raciocínio, lógica, emoções, expressões de sentimentos, entre outras).
Através do simbólico jogo da brincadeira, a criança irá entender o mundo ao seu redor. Terá a oportunidade de testar habilidades físicas (correr, pular, trepar em obstáculos, balançar), desempenhar funções sociais (ser médico, dentista, engenheiro, professora, enfermeira, veterinária), aprender as regras, colher os resultados positivos ou negativos dos seus feitos (ganhar, perder, cair), e dessa maneira registrar o que deve ou não repetir nas próximas oportunidades (ter mais calma, não ser teimoso, aprender com os erros e os acertos).
A aprendizagem da linguagem e a habilidade neuromotora de uma criança também são desenvolvidas durante o brincar. Hoje é comprovado que bebês que recebem estimulação de brinquedos, que permitam sua participação ativa, não apenas como observador, desenvolvem mais a inteligência e demonstram maior interesse pelo aprendizado.
A brincadeira permite um extravasar de sentimentos e afetos (amizade, companheirismo, disputa, carinho, raiva, etc.), auxilia na reflexão sobre a situação (o que fazer primeiro, como dar o próximo passo, como finalizar uma terefa ou um problema, postergar um desejo), e propicia treinar no aqui agora o mundo adulto de amanhã (casar e ter filhos, dirigir o carro bacana do papai, escolher uma profissão, etc.).
O ato de brincar com outras crianças favorece o entendimento de certos princípios da vida, como o de colaboração, divisão, liderança, obediência às regras e competição.
Quando a criança tem dificuldade em brincar ela não pratica todo seu potencial criativo e imaginativo, interage pouco com os amiguinhos e não usufrui de todo seu potencial para a saúde mental.
Portanto, as crianças que brincam, estão mais preparadas emocionalmente para controlar suas atitudes e emoções dentro do contexto social e obtém melhores resultados no desenrolar da sua vida.

Dra. Regiane Glashan, dentre outras qualificações, é terapeuta de bebê e criança e escreve o blog Terapeuta de Bebês.

6 comentários:

  1. Concordo plenamente com isso!!
    Bjs
    Mari
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Debs,

    Ano passado participei do seminário Crescer que falava exatamente sobre esta importancia do brincar, discussão muito bacana com especialista da Mattel e outros convidados!
    Brincar é coisa muito séria mesmo, é a forma de a criançar reconhecer e conhecer o mundo ao seu redor, e tem coisa mais gostosa que brincar com eles? Adooro!

    Bjos,

    Loreta #amigacomenta;)
    www.bagagemdemae.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que legal Lo! É tb uma maneira de estarmos conectadas com eles, né?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse texto, eu tbm acho que brincar é muito importante, aqui eu permito que minha experimente, invente coisas, deixe a criatividade solta. Criança tem que brincar.
    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Esse é um dos nossos papéis, né Silma? Dar à eles condições para expresarem sua criatividade!
    Beijoca

    ResponderExcluir

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard