quinta-feira, junho 06, 2013

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite!!!

Atenção mommys!!! Começa nesse sábado, 8 de junho e vai até dia 21 de Junho, a 34ª Campanha de Vacinação contra a Poliomelite.


O Ministro da Saúde Alexandre Padilha alerta que "em muitos países, o virus da paralisia infantil ainda circula, por isso é importante mantermos nossas crianças protegidas do vírus... Isso reforça o nosso papel de  liderar no mundo inteiro a campanha para erradicação da poliomelite."

Vale lembrar também que não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção, por meio da vacinação!

Neste ano, crianças a partir dos 6 meses, com a vacina oral (VOP), as chamadas gotinhas. Isso porque as crianças menores de 6 meses já estão sendo vacinadas com a injetável (VIP) nos postos de vacinação.

“Além da proteção contra a pólio, a campanha contribui para atualização do calendário de vacinação. Caso esteja faltando alguma vacina, os pais podem programar junto com o posto de saúde a melhor data para a criança tomar as doses que estão faltando”, explica o ministro


É importante reforçar que os pais não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação dos filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança, considerando o esquema sequencial (quadro abaixo).



Ou seja, de acordo com o cronograma do calendário básico de vacinação, a criança recebe as duas primeiras doses – aos dois e aos quatro meses – do esquema com a vacina inativada poliomielite (a VIP), de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses) e o reforço (aos 15 meses) continuam com a vacina oral (a VOP).
Se a criança menor de cinco anos nunca tiver tomado nenhuma dose injetável, não tomará as gotinhas neste momento. Deverá iniciar o esquema vacinal com a injetável.

O objetivo é evitar que crianças que estejam com o esquema vacinal contra a poliomielite atrasado percam a oportunidade de vacinação.

A vacina é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

A vacina é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos, como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

Então é isso.. Sábado é dia de levar a criançada para encontrar o Zé Gotinha!!! Vamos fazer dessa tarefa um momento de prazer e diversão!
Beijo 

8 comentários:

  1. É isso aí!!! Uma das nossas grandes responsabilidades. Vamos proteger nossos pequenos!!!

    Beijinhosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Responsabilidade em criarmos crianças saudáveis!
      Beijos chará!

      Excluir
  2. Essa conscientização é muito importante!
    Sempre bom divulgar!
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Lele! Ainda mais porque tem gente que acha que não tem necessidade!
      Beijo querida!

      Excluir
  3. Bora vacinar os pequenos! Muito importante mesmo!
    bjos
    #amigacomenta
    www.mamaeneura.com

    ResponderExcluir
  4. Verdade é bom divulgarmos sempre,entre nossos amigos,vizinhos!!
    Filho já vacinado e também divulgando bjossss!!!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard