segunda-feira, fevereiro 18, 2013

|Volta às aulas| ~ Um momento dramático?

Olá pessoal como foram de carnaval? Estou preparando um post contando como foram nossos dias de folia por aqui, ok? Mas hj quero falar com vcs sobre à volta às aulas...
Como muitos sabem AL está na escolinha desde 1ano e meio, optei por colocá-la cedo pois além de nunca ter me sentido muito a vontade em ter uma babá sempre achei super importante o convívio escolar, a socialização em um ambiente novo...
Sua adapatação à escola foi execelente, ela sempre ficou super bem e nunca tivemos um dia sequer de choro desde então.
Hj pela primeira vez ela acordou chorando e falando que não queria ir para a aula, e seu choro era ferido, doído mesmo. Confesso que fiquei meio sem reação na hora pois não havia me preparado para isso, pelo menos não agora!


Fonte Imagem: Google

Ao longo da manhã fui conversando muito com ela perguntando se ela não estava com saudade dos amigos e da professora, falei que eles estavam morrendo de saudades dela, que eles queriam saber como tinha sido o carnaval dela, perguntei se ela queria levar uma foto dela fantasiada de coelhinha para os amigos verem, que ela era uma menina tão inteligente e que meninas inteligentes precisam ir à aula, etc e tal...
Quando fui dar o banho ela disse que não queria ser do CI que ela queria ser do maternal então eu disse que ela agora já era uma mocinha, que mocinha estuda no CI mas que ela podia ir na salinha do maternal quando quisesse, que a "Tia Jeane" (prof do maternal) ia lá no CI visitar eles e foi então que ela me pediu: "Mamãe vc fica comigo lá?"
Nessa hora meu coração espadaçou-se!!!
Mas, recolhi seus cacos e disse a ela: "Amor, a mamãe fica lá com vc mas vamos combinar uma coisa? Vc vai agora com o papai, papa com a tia Kelly, vai para a salinha do CI que a mamãe vai chegar antes da hora da saída para ficar um pouco com vc lá, combinado?"
Depois disso senti que ela ficou bem mais segura, ela começou a contar que tem um monte de amiguinhas novas, que ela iria me apresentar, que as mesinhas e cadeiras são azuis e pretas e que são do tamanho dela, pediu para levar o velotrol para andar com os amigos, enfim me deu um super beijo e foi-se...
Precisamos ter muita paciência nesse momento, controlar nossa ansiedade e conversar com os pequenos ressaltando o lado positivo, as coisa boas de ir para a escola, mas devemos prestar bastante atenção ao nível de reistência da criança pois resistência demais pode significar um problema maior como bullying, por exemplo.
E com vcs como foi essa readapatção dos pequenos? Conta pra gente!!! :)
bjs

18 comentários:

  1. Olá querida,

    Sempre acompanho seu blog, eu sou estudante de pedagogia,no momento atuo com crianças de 4 anos, inicio de ano é difícil, a adaptação ou readaptação é bem complicada, quando eles são pequenos até 2 anos não choram muito, mas conforme vão crescendo até os 5 anos, "sentem a dor da separação" dos pais, mas com o passar dos dias se acostumar...

    beijos..beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna, tudo bem? Vc sabe que não tinha pensado nessa questão de agora ela já sentir essa separação de uma forma mais conciente? Muito obrigada pela participação, fico muito feliz em conhecer mais uma seguidora e continue nos acompanhando pois esses comentários enriquecem nosso espaço! beijos

    ResponderExcluir
  3. Aqui foi tranquilo, ela nem estranhou a troca da professora, chegou em casa e diss: agora é a Gazi não é mais a Ebeca... lindinha. Ela até ajuda a amiguinha Luisa que quase sempre chora na hora que chega na escola, ela pega na mão da Luiza e leva ela p/ detro e diz: vem amiguinha, vamo binca.
    Eu fico super feliz de ver que ela se adaptou bem na escolinha mas se a mãe tiver dificuldade nessa adaptação vale conversar e buscar um caminha p/ seja o menos sofrido.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofa Silma! :)
      AL sempre foi assim tb e ela está na escolinha desde 1a6m, por isso fiquei preocupada com a sua recusa em ir essa semana. Mas agora já "pesquei" o porquê disso: regras a cumprir, regras a cumprir!
      Beijos

      Excluir
  4. Pois é... começo de ano é complicado por são muitas mudanças ne?
    Eles acabam saindo da zona de conforto e é normal esse medo do novo...
    Espero que tenha dado tudo certo.
    beijos
    Lele
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Oiee,

    Nossa, ano passado a Cacá me deu muuuito trabalho na escola!
    Este ano ela está em casa comigo, mais por motivos financeiros do que psicológicos, rs!
    O Pedro nunca deu trabalho, adora ir pra escola, espero q continue assim! hehehe

    bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lo! Cada criança reage de um jeito, não tem mesmo uma fórmula não é mesmo?
      Beijo

      Excluir
  6. Olha eu não estou com a mesma sorte. Meu João tem aó 10 meses, eu preciso trabalhar, e ele nao se adapta à escolinha. Em cinco dias, ontem foi a primeira vez que ele dormiu lá. Mas fica chorando sem parar e isso corta meu coração. Até desisti do trabalho que comecei semana passada pq os horários nao batiam. Hoje tenho um novo teste e vou ter de deuxá-lo a tarde toda. Que dó.

    Quanto às negativas da sua filha, tente descobrir o que a desagrada. Morro de medo de bulliyng. Beijo

    #amigacomenta
    Www.manumamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu! Essa fase do João é muito dofícil pois ele ainda sente muito a famosa "ansiedade da separação". Estou torcendo para que dê tudo certo por aí, tá? beijos

      Excluir
  7. Oi Debora, o Carnaval por aquk foi em tranquilo, mas muito divertido.
    Esse retornl as aulaa e mudança de turma às vezes gera uma insegurança nos pequenos mesmo. Como você disse é importante segurar a ansiedade e. não passar esse sentimento praa crianças.
    Um ótimo CI para vocês.
    Beijos
    Chris
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris! É verdade, a se estamos seguras eles sente isso mas se estamos inseguras eles tb sentem! :)
      Obrigada querida!
      beijos

      Excluir
  8. Débora,
    por aqui é a primeira vez que a minha pequena Ciça, 2a3m, está indo para a escola. A adaptação está correndo bem, mas tem choro todos os dias na hora de deixá-la. Como estou considerando que é a primeira semana pós carnaval, ainda está em processo, mas é o choro é angustiante...
    Bom saber que com o tempo melhora!
    #amigacomenta
    Flávia @napracinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia! Com o tempo melhora sim vc só precisa estar segura e confiante, ela sentirá isso! Boa sorte! :)
      Beijos

      Excluir
  9. Sempre achei a conversa a melhor saída.
    Forçar não adiantaria e poderia até piorar a situação!.
    Graças a Deus por aqui nunca tive problemas, mas como meus 2 meninos vão juntos para escola, acho que isso ajuda bastante, pois sempre tem um ao outro lá.
    Bjos
    Elaina Furlan #amigacomenta
    http://www.vidademae.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Elaina, o fato de ter um irmão junto deixa as crianças mais seguras!
      Beijos

      Excluir
  10. Oi, estou passando pela mesma situacao por aqui. O Nanni voltou de ferias e foi super animado para a escola, mas agora depois do carnaval ta bem dificil.
    Acredito que e uma somatoria de coisas, ele largou a chupeta e mudou de turma. Embora ele ainda tenha apenas 2 anos e 9meses, na escola dele eu ja nao posso leva-lo a sala e ele tem mais dois professores diferentes. Ele chora pra entrar e sai sorrindo todo contente contando tudo, o q me faz pensar que nao e nada na escola realmente.
    Temos que lembrar que crescer e dificil e angustiante. Conversar, fazer circular as possibilidades de causa ajuda as criancas a elaborarem os sentimentos e sensacoes.
    Nos ja descobrimos o q esta fazendo eles chorarem: nossa falta.
    Bjs
    Mari
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Com certeza são muitas novidades juntas e isso realmente assusta. Com o passar dos dias eles vão se acostumando e tudo entra nos eixos!
      Beijos

      Excluir

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard