|Especialista| ~ Desenvolvimento Motor das crianças - 1 a 5 anos!!!
Boa tarde
pessoal, como foram de fds?
Levamos AL ao
shopping para tirar foto com o bom velhinho mas outra vez ela se
"borrou" toda e não quis nem chegar perto do coitado do Papai Noel
então, mais um ano sem foto com o bom velhinho. :)
Nossa
especialista em fono Adriana Salomão nos preparou a última parte sobre o
desenvolvimento motor das crianças e sua relação com a linguagem. A primeira parte
(de 0 a 3 meses) vc encontra aqui e a segunda aqui!
Então vamos
aproveitar para conhecer um pouquinho sobre o desenvolvimento crianças entre 1
e 5 anos e ajudá-los na sua interação e estímulos!
![]() |
Fonte Imagem: Google |
Um Ano
Já senta-se ereta, gosta de brinquedos de encaixe fazendo pinça com o indicador e o polegar para pegá-los e engatinha com rapidez. Consegue ficar de pé apoiando-se e fica nas pontas dos pés.
Entende quando é pedido para dar e pegar brinquedos e fala palavras com significado, além de “papai e mamãe”.
Dezoito Meses
A criança já deverá estar andando, quase
não cai e abandonou o engatinhar. As reações de equilíbrio estarão perfeitas.
Consegue comer
sozinha, porém ainda derrama o alimento.
Quanto à
linguagem, já nomeia alguns brinquedos. Seu vocabulário terá cerca de dez
palavras.
Dois Anos
Consegue correr
com destreza e andar brincando com uma bola. Sobe e desce escadas sozinha,
tenta se pentear e gosta de imitar os adultos.
Alimenta-se sem
derramar; vira as páginas de uma revista; tenta imitar um risco circular.
Fala frases com
três palavras. Usa “eu”, “mim”, “você”. Identifica objetos pelos desenhos.
Três Anos
Já pula com os
dois pés, fica sobre um pé só e anda nas pontas dos pés.
Imita uma cruz,
copia um círculo, já consegue calçar os sapatos e desabotoar botões.
Fala o nome
completo e já usa plurais.
Cinco Anos
A criança pula
num pé só. Gosta de mostrar que consegue fazer as atividades sem ajuda. Imita
um quadrado.
Com esta idade, o
desenvolvimento motor estará praticamente completo e posteriormente haverá um
aperfeiçoamento do equilíbrio e das demais habilidades.
A linguagem já é
semelhante à do adulto, devendo ser apenas aprimorada.
Adriana Salomão é fonoaudiólga especialista no atendimento
infantil.
Fonte:
"Fonoaudiologia na Escola" - Marisa Sacaloski, Edna Alvarsi, Gleidis
R. Guerra: Ed. Lovise
Todo mundo lê
-
Quem nos acompanha aqui no blog já viu aqui nossas dicas de como organizar um picnic e aqui 15 inspirações de cestas de picnic. Continuand...
-
Desenhar, pintar, colorir... tudo isso faz parte do universo das crianças e nós, mães e pais, devemos estimular a criatividade sempre incent...
-
As compras online são uma ótima alternativa para gestantes na hora de montar o enxoval no exterior ! Fonte Imagem: Google Isso porqu...
-
Sábado fomos comemorar o primeiro aninho da Maria Rita e o terceiro do seu irmãozinho Henrique, filhos dos amigos Renata e Nivaldo, e o ...
-
No dia 1° de maio o pequeno Benjamin (o "americaninho" mais lindo do mundo) completou 1 aninho e veio ao Brasil comemorar seu prim...
-
Não é preciso gastar uma fortuna para ter um ambiente acolhedor para o bebê , com imaginação e criatividade dá para ter um quarto de bebê de...
-
Olá pessoal, dessa vez não demorei a aparecer, viu?! rsrsrsrs... Então, nosso post de hoje sai um pouco da linha produtos/objetos e entra n...
-
Dia 7/8 Ana Luiza completou 4 anos (como o tempo passa rápido!) e como seu aniversário esse ano caiu no meio da semana, ela quis comemorar a...
