segunda-feira, novembro 05, 2012

|Especialista| ~ O desenvolvimento motor do bebê - de 0 a 3 meses!!!

Olá pessoal, como foram de feriado?! Nós aqui de casa nos desconectamos esses três dias, fomos para o sítio de nosso primo em Miguel Pereira e Ana Luiza se esbaldou junto com as crianças com direito a pescaria, balanço na árvore, cachorro, galinha, pato e muita "boticaba" (AL se apaixonou pelo pé de jaboticaba!)!

Então para começar a semana nossa especialista Adriana Salomão falará sobre os estágios desenvolvimento motor infatil (já postei duas imagens sobre o assunto aqui e aqui) e sua relação com o desenvolvimento da linguagem, mas como o texto é muito longo dividirei em partes, ok?!

Nessa primeira parte falaremos do três primeiros meses mas lembrem-se sempre que a individualidade da criança deve ser considerada no momento de avaliar em qual estágio de desenvolvimento se encontra. O conhecimento do desenvolvimento motor normal pode auxiliar a identificar desvios dos padrões esperados para sua idade, e principalmente a compreensão desses desvios.

Fonte Imagem: Google
 
Recém-Nascido

O recém-nascido não apresenta controle de cabeça, mas se colocado em decúbito ventral (deitado sobre o ventre), vai realizar uma pequena extensão de cabeça virando-a para um dos lados, liberando as vias respiratórias; em decúbito dorsal (deitado de costas) movimentará livremente a cabeça de um lado para o outro.
O bebê ao nascer apresenta grande variedade de reflexos, sendo importante sabermos que alguns desses podem permanecer ao longo da vida, outros sofrem modificações e tornam-se respostas voluntárias, e outros ainda devem ser inibidos completamente, pois sua permanência após certa idade é um indício de lesão neurológica, que poderá influenciar negativamente as aprendizagens posteriores, entre elas a fala e a escrita.
Existem alguns testes de atividade reflexa como por exemplo: reflexo de procura, reflexo de sucção, reflexo de preensão palmar, reflexo de Moro, entre outros.

Um Mês

Quando o bebê é colocado em decúbito dorsal, ele rola para um dos lados, mantendo os braços e as pernas em flexão, e essa é sua posição preferida. Nessa posição consegue olhar para um objeto colocado numa distância favorável (30 cm).
Em decúbito ventral, irá levantar a cabeça momentaneamente, e é comum que apresente uma espécie de chutar alternado que provocará um deslocamento da criança.
Todos os reflexos do recém-nascido estarão presentes na criança de um mês.
Quanto ao desenvolvimento da linguagem, observaremos que o bebê emite sons como arrulhos (gemido, sussurro).

Dois Meses

Em decúbito dorsal o bebê apresentará expressão de alerta e será capaz de focalizar e fixar visualmente um objeto por um tempo maior.
Em decúbito ventral, eleva a cabeça na linha média até formar um ângulo de 45º com a superfície.
A mímica facial será bastante rica e observaremos a presença do sorriso social que é uma das primeiras formas de comunicação.

Três Meses

Observaremos a presença do controle de cabeça, e quando colocada em decúbito ventral, ela levantará a cabeça e ficará apoiada nos cotovelos. Já em decúbito dorsal o reflexo assimétrico começa a ser inibido.
A criança de três meses é muito expressiva, observa as pessoas que se movimentam ao seu redor e sorri. No aspecto da linguagem inicia as vocalizações (a, e, u).

Adriana Salomão é fonoaudiólga especialista no atendimento infantil.
 

Um comentário:

  1. Conhecer um pouquinho do desenvolvimento motor e da linguagem ajuda muito na sua interação e estimulação com seu bebê... Além de esclarecer algumas dúvidas e mitos! Aproveitem!!!
    Bjs, Adriana Salomão.

    ResponderExcluir

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard