quinta-feira, setembro 06, 2012

|Enxoval| - Como escolher um berço seguro!!!

Ao colocar seu bebê no berço, você imagina que ele está seguro, certo? Não é bem assim... Vc sabia que nem todos os berços são 100% seguros?
Um novo estudo feito nos Estados Unidos, mostrou que, em média, 26 crianças são levadas ao hospital todos os dias após sofrer acidentes com berço, moisés e cercadinhos. Aqui no Brasil, não existem dados específicos desses acidentes, mas os números do Ministério da Saúde mostram que 165 bebês menores de 1 ano morreram no ano passado decorrente de quedas de cama (seja da própria criança ou dos pais).
Segundo o pediatra americano Gary Smith, quedas são as causas mais comuns de acidentes com berços. Por isso, nos Estados Unidos, a venda do berço com uma das laterais ajustáveis está proibida desde junho.
Portanto algumas características de segurança devem ser levadas em conta na hora de comprar o berço e não só a beleza e praticidade do móvel!
Fonte da Imagem: Google
Os berços ainda não passam obrigatoriamente pelo controle do Inmetro, apenas os fabricantes que se voluntariam para a certificação podem, se estiverem de acordo com as normas do instituto, receber o selo – o que, claro, já é um bom sinal. Algumas empresas se unem e criam identificações próprias para mostrar que estão dentro dos critérios de segurança. Não chega a ser um selo referendado como o do Inmetro, mas é melhor do que nenhum controle, não é mesmo?! Portanto, a primeira precaução a se tomar é verificar se o produto possui algum selo de garantia!

Para garantir a segurança da criança a distância entre as barras laterais do berço deve variar entre 4,5 e 6 cm, no máximo e a altura das laterais do berço deve ter, no mínimo, 60 cm a partir do estrado na posição mais baixa (essa medida deve ser ajustável, pois antes de completar 6 meses a criança já pode tentar ficar sentada, o que aumenta o risco de queda).
Pelo mesmo motivo, aconselha-se que o estrado também tenha altura regulável. À medida que o bebê for crescendo é necessário controlar a altura do colchão, se estiver muito alto ele pode escalar o berço pela grade e cair.
No que se refere ao colchão do berço outra providência importante a tomar é verificar a sua espessura, que teve ter até 12 cm. O uso de um colchão firme e compatível com as dimensões do berço evita que o bebê prenda o dedo em pequenos vãos. Ele também não pode ser muito leve, para que a criança não consiga dobrá-lo, já que isso poderia aproximá-la do limite da grade.

Certifique-se de que o berço não possui entalhes ou relevos com mais de 0,5 cm de profundidade, bordas cortantes ou pontas agudas (prefira os modelos com quinas arredondadas), e verifique com o fornecedor a qualidade da tinta, se é atóxica. Partes destacáveis também não são bem-vindas!
Se os berços possuírem rodinhas, é necessário manter o mecanismo de travas acionado logo após o deslocamento.
Então barrigudinhas, muuuuuita atenção a este quesito!
Bom feriado e até o próximo post...
Beijos

Atualização: Os berços para bebês, tanto os fabricados no Brasil como os importados, agora precisam ter o selo do Inmetro. A exigência entrou em vigor em Janeiro de 2013 e os fabricantes têm prazo para se adequarem às normas até 2014.

A Bia do blog Mãe da Cabeça aos Pés fez um post ótimo sobre o que levar em conta na escolha do berço portátil. Vale a leitura aqui!

6 comentários:

  1. Debora, sempre tive medo do meu baby prender a mão nos vãos das madeiras que existem nas paredinhas berços. Optei por berços com paredes de"redinhas"
    Você tem alguma contraindicação para berços assim?
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. NOssa vou ficar mais atenta!!!! Achava que todo berço era seguro!

    ResponderExcluir
  3. Oi Joana! Obrigada pelo comentário, ele é muito importante para o nosso blog! Não há contraindicação alguma aos berços de tela, muito pelo contrário, eles são modernos e tanto os pais quanto o bebê podem acompanhar tudo o que acontece à sua volta. Esses mnodelos evitam os riscos de o bebê se machucar e dispensam o tão controverso protetor de berço. Vc fez uma ótima escolha! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Camilla! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando... Com tantos estilos e opções de berços disponíveis hoje em dia a escolha do berço ideal pode ser uma tarefa assustadora! A partir de determinado o orçamento fica mais fácil vc fazer essa escolha. Qualquer dúvida não hesite em nos contactar! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela resposta Debora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard