domingo, janeiro 29, 2012

|Especialista| ~ Qual o ganho de peso ideal para cada tipo de gestante?

Depois de um tempo afastada do blog por motivos pessoais, nossa colaboradora na área nutricional está de volta e nos presenteia com um post super legal, confiram. Seja bem vinda Aline Nascimento!!!
Fonte Imagem: Google
Qual o ganho de peso ideal para cada tipo de gestante?
Essa é uma pergunta muito freqüente em consultórios, cursos de pais, rodas de futuras mamães e eu sempre respondo o famoso: “Depende”.
Isso porque o ganho de peso gestacional depende de inúmeros fatores e, além disso, a maioria dos estudos de ganho de peso gestacional foi realizado apenas em gestações únicas e dificilmente em gestantes de gemelares, portanto não é possível afirmar um valor exato, mas é possível aproximar esse valor após uma avaliação dessa gestante.
O ganho de peso final gestacional está relacionado com o número de bebês que a mulher está gestando e o estado nutricional prévio, ou seja, só à partir do peso pré gestacional da gestante que é possível estimar o ganho de peso total dessa gestação.
Em casos de mulheres eutróficas (dentro da faixa adequada de peso para idade e estatura) e gestação única, o ganho de peso total deve variar entre 9 e 14 kg, porém cerca de 3 kg serão o peso total do bebê, o restante provém de compartimentos maternos como placenta, peso do útero, aumento do volume sanguíneo, mamas e aumento de reservas maternas.
Em casos de mulheres com baixo peso pré gestacional, faz-se necessário um adicional calórico protéico desde a descoberta da gestação de 300 calorias ou mais à dieta habitual da gestante e o ganho de peso total deve variar entre 12 e 18 quilos. A preocupação com a ingestão alimentar dessa gestante deve ser redobrada, pois o objetivo não deverá ser apenas a correção do déficit nutricional, mas também a promoção do desenvolvimento adequado do bebê.
Para as mulheres que começaram a gestação acima do peso ideal, essa adição calórica não deve ser realizada e a atenção com o ganho de peso deve ser contínua durante todo o período. Não é necessário nenhum tipo de restrição calórica, porém alguns ajustes devem ser realizados na alimentação da futura mamãe para garantir um ganho de peso entre 7 e 11 quilos dependendo do grau de sobrepeso ou obesidade.
Para que a ingestão alimentar seja adequada e a projeção de peso final seja real é necessário conhecer o histórico nutricional da mulher, suas práticas e costumes alimentares, número de gestações, consumo habitual, preferências e aversões alimentares para posteriormente serem realizados cálculos para definição de consumo calórico total diário e estimativa de peso total ideal gestacional.
Toda mulher que ganha peso durante a gestação a partir de uma dieta equilibrada e nutricionalmente adequada, gera bebês mais saudáveis, recupera mais facilmente seu peso pré gestacional e ainda garante suas reservas nutricionais para o período da amamentação. Além de todos esses benefícios, estudos recentes mostram que mulheres com dietas balanceadas durante a gestação geram crianças com melhor tolerância alimentar na fase da introdução dos alimentos.
Tem argumento melhor que esse para iniciar um processo de reeducação alimentar na gestação?

Procure uma nutricionista, certamente irá orientar o melhor plano alimentar para você!

Beijinhos!!!!!!

Aline Nascimento é Nutricionista e Personal Diet

2 comentários:

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard