sábado, fevereiro 04, 2012

|Enxoval| - A importância das listas e checklists!!!

 Olá pessoal hoje nosso post é sobre um assunto recorrente quando falamos em enxoval de bebê – as famosas listas e checklists.
Fonte Imagem: Google

Muitas pessoas me perguntam qual a importância de se preparar uma lista personalizada uma vez que várias lojas e sites as disponibilizam. Minha resposta é sempre baseada no fato de que, em se tratando de enxoval de bebê é muito fácil perder o controle e comprar mais do que se precisa, afinal são tantas coisas fofas que fica quase impossível se controlar.
Lendo uma revista dia desses me deparei com uma reportagem bem interessante sobre o assunto e que acho importante compartilhar com vocês. Seguem alguns trechos...
“A idéia de fazer listas escritas de tarefas, que os anglo-saxões chamam de checklists, existe há séculos. Uma receita de bolo é, no fundo, uma sequencia de procedimentos a realizar. Sem lista não seria possível controlar missões complexas como levar uma nave à Lua, fabricar um automóvel ou pilotar um avião. A novidade captada por pesquisas recentes é que as listas podem ser úteis numa gama muito maior de situações – sobretudo na vida prática. No mundo moderno, qualquer pessoa realiza tarefas complexas ou lida com um número exagerado de tarefas todos os dias. ‘As listas são simples e acessíveis. Podem contribuir com melhorias impressionantes em qualquer área’, afirma Atul Gawande, cirurgião e jornalista americano, autor de Checklist – Como fazer as coisas bem feitas. (...)
Gawande diz que a vida se tornou muito complexa e que é praticamente impossível tomar decisões e realizar tarefas sem algum tipo de controle ou ajuda. A memória não dá mais conta.
A eficácia de uma lista baseia-se em dois elementos: o conhecimento acumulado de quem a organiza e a simplicidade, que permite que ela seja entendida por qualquer um. (...)
A grande preocupação dos defensores das listas é evitar erros. Eles fazem distinção entre erros de ignorância (que acontecem porque não sabemos fazer algo) e erros de inépcia (que ocorre quando não fazemos bom uso do conhecimento que temos). Gawande acredita que, na maior parte das vezes, as falhas são do segundo tipo e, portanto, evitáveis. ‘Os erros ocorrem não por falta de esforço das pessoas, mas apesar de todo o esforço que fazem e de todo o preparo que têm’, diz ele. Ele defende as listas de checagem para as tarefas de alta complexidade, em qualquer área, inclusive no cotidiano de um executivo ou de uma mãe com tripla jornada.’Criar filhos é uma das atividades mais complicadas da vida moderna’, diz ele.
A necessidade de listas criou mercado para um novo tipo de profissional. São os assistentes pessoais! A queixa mais comum que eles recebem é das pessoas com dificuldades para encaixar as tarefas essenciais no pouco tempo que têm. Essa é uma queixa freqüente das mães que trabalham fora. (...)
Revista Época – 14/Nov/2011.
Portanto, ter uma lista personalizada de enxoval que atenda ao seu estilo de vida é muito mais importante do que se podia imaginar, é através dela que atentamos para pequenos detalhes que muitas vezes nem imaginávamos que existisse e ter alguém especializado na área para te ajudar a traçar o caminho evitará gastos desnecessários e te poupará tempo para curtir somente a parte gostosa do planejamento para a chegada do bebê.
Então nada mais inteligente e prático do que se planejar com uma lista personalizada feita especialmente para vc e seu bebê!

Beijão e até o próximo post...

0 comentários:

Postar um comentário

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard