quarta-feira, agosto 25, 2021

Agosto Dourado - Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos

Proteger a Amamentação


Você sabe porque o Agosto é dourado?

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Desde 1981, o Ministério da Saúde coordena estratégias para proteger e promover a amamentação no Brasil.

Essas estratégias vem apresentando resultados. Ouvi um "ô Glória"?!

E nós, que papel desempenhamos nessa luta pela amamentação?

Um papel fundamental, pois cada um pode fazer a diferença no aumento desses índices quando apoiamos de fato uma pessoa que amamenta.

A Semana Mundial de Amamentação que aconteceu entre os dias 1 e 7 de Agosto teve como tema esse ano "Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos".

Esse tema traz para todos nós essa responsabilidade: toda a sociedade, o poder público, as empresas, os profissionais de saúde e nós cidadãos precisamos proteger a amamentação.

Amamentação não diz respeito somente à pessoa que amamenta, ou ao bebê. Diz respeito à construção de um mundo melhor, com menos impacto ambiental, menos desperdício de dinheiro, com indivíduos mais saudáveis.

O leite humano é o único alimento que em apenas 6 meses de consumo é capaz de impactar toda a vida do indivíduo porque ele se autodesenvolve de acordo com as necessidades de cada um, é vivo, tem mais de 1000 elementos exclusivos em sua composição, salva vidas, aumenta a inteligência e por aí vai...

Quando eu, familiar ou amigo, digo a uma nutriz que seu leite não sustenta, não estou protegendo a amamentação. Quando minha empresa não tem um local para a funcionária que amamenta ordenhar e armazenar seu leite, não estou protegendo a amamentação. Quando eu, profissional de saúde, digo a uma puérpera que ela SÓ tem colostro e é melhor oferecer fórmula pro bebê não passar fome, não estou protegendo a amamentação.

Essas são algumas situações bastante corriqueiras e que nos mostram como não devemos nos comportar quando o assunto é amamentação. Esses são comportamentos que só ajudam a perpetuar a cultura do desmame.

Pra nós, consultoras em amamentação, proteger a amamentação é nossa missão na vida. Mas mesmo que essa não seja a sua missão você pode contribuir para que cada dia mais as crianças tenham o direito de serem amamentadas e assim impactaremos positivamente o futuro transformando o mundo.

O que vc tem feito para proteger à amamentação?

Um beijo,
Débora

0 comentários:

Postar um comentário

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard