segunda-feira, novembro 25, 2013

|Especialistas| A expectativa dos pais na hora de fotografar seus filhos!!!

Nós sempre criamos expectativas em relação aos nossos filhos, e com as fotos que fazemos deles não seria diferente. Sempre esperamos que sorriam e que façam poses fofas para nossos cliques.

Por isso, nossa especialista em fotografia - a Andréia Moreno - listou algumas dicas para segurar nossa ansiedade em relação aos cliques dos pequenos lembrando que poses não muito comuns ou aquela carinha de bravo podem render belíssimas fotos!


Ultimamente tenho observado a ansiedade dos pais na hora de fotografar seus filhos. A maioria fica preocupada se eles vão se comportar, sorrir ou cooperar para que sejam registrados os momentos que tanto sonharam.
Hoje, nós vemos muitas fotos na internet e chegamos ao fotógrafo dizendo: "Eu quero fazer esta foto, igualzinha." E na prática, não é bem assim que funciona.
Claro, que eu adoro quando os clientes expõem suas ideias, por isso sempre conversamos muito antes de agendarmos as nossas fotos. É muito importante para nós, fotógrafos, sabermos exatamente o que os clientes esperam de um ensaio fotográfico!

Fotografar criança não é tão fácil quanto parece! Precisamos ter criatividade e principalmente deixá-las à vontade. O que podemos fazer é criar condições favoráveis para que o sorriso apareça com espontaneidade.

É  um longo caminho manter os pequenos empolgados, ou calmos, durante a sessão de fotos. Por isso se soubermos antecipadamente que a criança é extremamente sensível ao ambiente natural, não vamos querer colocá-las descalça na grama ou na areia do parque. Isso a deixará mais irritada e nós vamos passar o resto da sessão combatendo sua irritação.

Para fotografar os pequeninos, na fase de engatinhar ou começando a andar, leve tapetinhos e brinquedos coloridos, bolinhas, carrinhos para que eles possam ficar alguns minutos se divertindo, e assim aproveitamos para fazer as fotos.


Para as crianças maiores, brinque, converse, pergunte sobre atividades ou algo que tenham feito nos últimos dias, leve algum brinquedo que eles curtam, como suas princesas ou super heróis favoritos. Procurem sempre saber o que seu filho está curtindo naquele momento!

Quem disse que fotos lindas tem que ser com sorrisos? Em algumas situações, o sorriso não é o fundamental para uma boa foto.
Uma expressão, um olhar, um momento também é muito bom de se fotografar, e na maioria das vezes rendem ótimas fotos.


E para garantir aquele sorriso, que tal brincar de voar?! Toda criança adora e isso vale para qualquer idade. Uma boa sessão de cócegas em família também rendem ótimas fotos!


O que também facilita bastante é escolher um bom horário para a realização das fotos. Geralmente é o horário da manhã (cedo hein gente?!) pois os pequenos acordam com disposição para brincar correr, pular, ou seja, estão cheios de energia.
Evite horários próximos ao soninho e às refeições. Precisamos respeitar o limite e o ritmos das crianças.

Precisamos ficar atentos à questão da ansiedade e nossas expectativas... sim, fotógrafos também tem expectativas... rsrsrs. Tudo pode estar indo muito bem durante a sessão das fotos, mas se a mãe estiver tensa isso será percebido nas imagens da família e assim influenciar na atitude da criança também.

Então é isso pessoal... fiquem tranquilos, não criem expectativas demais, deixem as coisas fluírem naturalmente. Aproveitem o momento para curtir com sua família, tirem bom proveito da situação, desfrutem e relaxem!

Beijinhos e até a próxima...

Andréia Moreno - Fotógrafa
http://andreiamoreno.com/

7 comentários:

  1. As expectativas são grandes mesmo e fotografar criança não é nada fácil. Gostei muito das dicas.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!!
    Bjs
    Mari
    #amigacomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Lembrei que nunca tirei fotos dos meninos bebes assim com fotógrafos ;-(, dá pra voltar atrás rs? E concordo que as fotos mais bacanas sao as mais inusitas e nem sempre são as fotos com sorrisos. Ótimas dicas! beijo dé

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas! As melhores fotos dos pequenos são em casa, em momentos de diversão... tipo agora, que a Princesa tá passando maçã no pé... hehehehe
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa nem fala. Fotografar Samuel é uma operação de Guerra.
    Obrigada por visitar meu post no Recanto das Mamães Blogueiras "Mamãe, me leva embora do Natal.
    Bjks da Mãe Vaidosa

    ResponderExcluir
  6. Faço fotos a cada 3 meses e adoro todas as caras mesmo chorando!!! Tudo fica lindo e tudo é valido para registra o crescimento.

    Beijos,

    Blog Terapia Feminina
    Fã page do Terapia Feminina

    ResponderExcluir
  7. Amo, amo fotos, fotografar. Quando estava grávida comprei uma máquina semi profissional e fizemos lindas fotos. E depois que meu filho nasceu, não parei mais. Tiro cerca de 600 fotos por mês...rsrsrsrs. E tiro fotos de todo o jeito: rindo, brincando, comendo, no banho e, porque não, chorando. Acho ele lindo de todos os jeitos...rsrsrs.

    Beijinhos

    #amigacomenta
    www.muadie.com

    ResponderExcluir

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard