sexta-feira, outubro 18, 2013

|Diversão| Dicas para organizar as atividades do fim de semana com a ajuda das crianças!!!

O final de semana está aí e como somos pais ocupados, organizar atividades para divertir as crianças durante os fins de semana ou férias escolares é uma tarefa intensa, não é mesmo?! 

Uma forma de ajudar os pequenos a amadurecer e serem mais independentes é possibilitar que eles ajudem a planejar as atividades de fim de semana. Isso não irá simplesmente fazer com que os pequenos se tornem mais confiantes, mas também irá melhorar suas habilidades de socialização para o futuro.

Ao ensinar nossos filhos a organizarem suas próprias atividades, estaremos ajudando-os a amadurecer e a se preparar para o futuro.

Fonte Imagem: Google
Para nós, pais, é comum organizar todos os eventos sociais que nossos filhos frequentam. Nós sabemos os tipos de atividades que eles gostam e normalmente preparamos atividades que sejam do interesse dos pequenos. Além disso, dependendo da idade das crianças fica difícil esperar que eles organizem as atividades sozinhas.

Para as crianças novinhas (até os 6 anos), a partir do momento que escolhemos uma atividade, é importante deixar que elas participem do processo de escolha.  É importante falar com elas sobre a decisão que tomamos, por exemplo, que não poderemos levá-los a uma piscina aberta porque o tempo está chuvoso.

Para crianças mais velhas (dos 6 anos para cima), podemos dar algumas opções para eles ajudarem a decidir (não dê a opção de ir ao zoológico se você não possui tempo para levá-los lá, ok?)! Depois de explicar o número máximo de amiguinhos que eles podem trazer, deixe que eles mesmos decidam quem convidar.

Incentive as crianças a convidar os amigos, através do telefone ou pessoalmente. Ambas opções permitem que supervisionemos ou interfiramos caso ache que eles não estão conseguindo se comunicar corretamente, mas é importante lembrar de dar espaço para que eles se relacionem com as outras crianças. Isso dará aos pequenos a sensação de estarem organizando um evento sozinhos. 

Uma vez que a atividade for escolhida, a família inteira pode se envolver na preparação da atividade. As crianças, por exemplo, podem ajudar na preparação do lanche ou na organização de todos os itens necessários para um dia no parque. Os pais, nesse momento, devem supervisionar e orientar o progresso dos filhos.

É possível que, às vezes, os pequenos façam sugestões que nós teremos que recusar. Por exemplo, pode ser um pouco caro ir ao cinema duas vezes no mesmo mês, ou podemos não ter tempo de ir ao zoológico ou ao parque.  Nossos filhos podem ficar tristes ou até bravos se não dermos um bom motivo. É importante explicar a eles porque a ideia deles não poderá ser executada além de ajudá-los a conseguir uma alternativa. 

Se o cinema é muito caro, sugira atividades recreativas que são baratas ou grátis. Quem sabe assistir a um filme com os amigos em casa não seria uma opção melhor? As crianças podem ajudar a preparar o lanche ou a escolher o filme, para que eles se sintam úteis e bem-vindos!

Essas experiências serão muito valiosas para o futuro deles!

Mais dicas de atividades recreativas aqui.

Bom final de semana!
Beijos

Esse post foi produzindo em parceria com a OMO.


0 comentários:

Postar um comentário

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard