quarta-feira, agosto 07, 2013

|Campanha| Amamentação: 6 Dicas para uma pega correta!!!

Falamos aqui das principais dificuldades que as mães encontram durante a amamentação e como resolver cada uma delas!

Como a pega e o posicionamento incorretos do bebê ao seio são um dos principais, eu diria até, o principal motivo do surgimento de complicações e dificuldades durante a amamentação, resultando em um desmame precoce, hoje falaremos detalhadamente sobre esse fator.

Pega = união da boca do bebê com a mama

Para que a pega seja correta, a boca do bebê deve envolver a maior parte possível da aréola e não apenas o mamilo, para isso o bebê deve abrir bastante a boca, isso pode ser feito por meio do estímulo do reflexo de busca do bebê ao tocar suavemente o mamilo em sua boca.

Na pega correta a boca do bebê fica bem aberta, com as bochechas arredondadas, o seu queixo encosta na mama e o lábio inferior encontra-se voltado para fora.

Fonte Imagem: Google
Ao abocanhar uma boa parte da aréola, o bebê consegue colocar o seio mais profundamente na boca e dessa forma o mamilo ficará no fundo de sua boca na área em que o céu da boca já é mais macio. Posicionado dessa forma, o bebê consegue fazer os movimentos ritmados com a língua contra a superfície afim de sugar o leite dos ductos. Seu maxilar vai se mover para cima e para baixo e seguindo-se a ação da língua, o bebê engolirá o leite à medida que ele chegar ao fundo de sua boca. Um dos sinais de que o bebê está abocanhando bem o peito é que a aréola apareça o menos possível. Esse processo deverá ser totalmente indolor para a mãe!

Dicas para uma pega e um posicionamento corretos:

  1. Apóie a palma da mão atrás do ombro do bebê e o dedo indicador e o polegar atrás das orelhinhas dele;
  2. Deixe a boca do bebê tocar levemente o seu mamilo afim de provocar o reflexo necessário;
  3. Acomode o bebê ao perceber que sua boca começou a se abrir;
  4. Preste atenção no lábio inferior do bebê (não na parte de cima!). o importante é que essa região esteja o mais distante possível da base do mamilo, assim o queixo dele pressionará um pouco a mama e, naturalmente, o mamilo abaixará um pouco e será coberto pelo lábio superior;
  5. Tente embrulhar os bracinhos do bebê para baixo, assim não ficarão no meio do caminho e a mãe conseguirá deixá-lo mais próximo do seio.
  6. Se a mãe estiver apoiando o seu seio com a mão, mantenha-a o mais longe do mamilo que conseguir e uma vez que o seio esteja bem ajustado, movimente apenas o bebê.
Assistam o vídeo a seguir pois ele ilustra muitíssimo bem como deve ser feita a pega correta!




Até mais...
bjs

0 comentários:

Postar um comentário

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard