segunda-feira, julho 01, 2013

|Especialista| - Colo não faz mal e os bebês adoram!!!

Na coluna Especialista de hoje a Drª Regiane nos fala dos benefícios que o colo traz para o bebê. Vem com a gente!
Fonte Imagem: Google

A mãe logo que o bebê nasce sente o imenso desejo de tê-lo nos braços, olhar seu rostinho e afagar seu corpo macio sedento de calor e afeto.
Nos anos 50, alguns psicólogos recomendavam às mães, que deixassem seus bebês chorarem, do contrário, seus filhinhos seriam manhosos, dependentes, e, só se acalmariam no colo. O vicio em colo seria tanto, que as mães não poderiam fazer mais nada a não ser ficar dia e noite com a criança nos braços.
Hoje, os modernos estudos na área de neurociências mostram o inverso – colo faz bem. O bebê deixado sozinho pode sentir-se abandonado, angustiado e amedrontado.  Sentimentos e sensações que não fazem bem a nenhum ser humano, principalmente numa fase tão delicada e desprotegida, que é o primeiro ano de vida do bebê.
Quando a mãe está perto, o cheiro familiar, a frequência cardíaca e a frequência respiratória retornam ao bebê a deliciosa sensação de um dia já ter vivido e sentido isso. O ambiente devolve ao bebezinho a inspiração de um momento mágico vivido dentro do útero. É como se ele estivesse restituindo a magia de uma convivência de proteção e amparo total.
O corpo da mãe promove instantaneamente o relaxamento do bebê – é um verdadeiro “Prozac”.
A mãe que pega seu bebê no colo fica menos ansiosa e mais confiante em sua maternagem, e por sua vez o bebê também entra nessa sintonia: fica mais tranquilo, mama melhor, sente menos cólica e chora menos.
E ai? Vale a pena acalentar o bebê no colo?
Outro dado que reforça o quanto o bebê precisa de um colinho em seu início de vida é a sua capacidade visual. De início eles enxergam a uma distância de 20 a 30 cm, o suficiente para mirar a face da mãe, encontrar o mamilo e se deliciar do contato olho a olho com sua mãe.
Deixar o bebê chorar e não confortá-lo pode causar danos permanentes na criança. Os estudos comprovam esses danos por meio de estudos de imagem cerebral.
E ai, vai deixar ele chorar conforme a comadre recomendou?
As crianças que choram sem ser aplacadas em seu desconforto e sofrimento podem tornar-se adultos mais suscetíveis ao estresse, carentes, inseguros, com dificuldade de contato social, e, muitos referem um sentimento de vazio inexplicável.
O contato mais íntimo com os bebês proporciona uma vida mais segura e promove no futuro relações mais saudáveis no ambiente que as rodeiam.
O colo desperta no bebê uma experiência de amor, segurança e totalidade. Aqui não estou afirmando que os bebês devem ficar no colo o dia todo e que suas mães não podem nem sequer experimentar um banho relaxante e um copo de água fresca. Muito menos que seus bebês não podem nem sequer dar um resmunguinho. Estou enfatizando, tão apenas, bom senso e carinho para esse nobre hospede, que ficará conosco por muito e muito tempo.
Perto de suas mães os bebês se sentem em casa. Se o bebê chora é por que ele não sabe falar: ei você ai, poderia trocar minhas fraldas. Eu estou sujinho e com fome!


Dra. Regiane Glashan, dentre outras qualificações, é terapeuta de bebê e criança e escreve o blog Terapeuta de Bebês.

12 comentários:

  1. Tenho certeza de que colo de mãe é um ótimo remédio para o filho, que mãe nunca viu seu bebê chorar e não saber nem mais o que fazer e, basta um colo, um abraço gostoso que tudo passa!

    Beijos, Má
    Mamãe de Salto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que eles mais precisam né Má?!
      Adorei a sua visita!
      Beijo

      Excluir
  2. Ainda bem!!! Adoro dar colo para meu filhos, mesmo sendo mais grandinhos kkk
    Tem que seguir o coração. Coração de mãe dificilmente erra!!
    Bjs
    Mari
    #amigacomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br/2013/07/bibioteca-uma-biblioteca-pode-fazer_1.html

    ResponderExcluir
  3. Amo dar colo! É uma maneira de estarmos juntinhos e de sentir o cheirinho do meu filho. Excesso de amor não faz mal e sim a falta dele. E viva o colinho!!
    Jamile
    Mãe para Mães
    www.maeparamaes.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. E existe remédio mais eficiente que um "colinho de mamãe"?? Eu não conheço!! Serve para qualquer idade!! hehe bjoos #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa sempre dei e ainda dou muito colo. Pra mim colo sempre fez e vai fazer bem.
    Adorei o post.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Sabe o que eu penso... é que a fase de bebezinho passa. Por mais cansativa que ela seja, vai passar!
    Se nós pudermos aproveitar... dar aquele cheirinho e um colinho gostoso até mesmo para nós mães faz diferença.
    Depois dá uma saudade daquele bebezinho... hehehe

    Muito legal os toques da especialista.

    Beijinhos
    Karin

    ResponderExcluir

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard