quinta-feira, outubro 18, 2012

|Especialista| - Auto Massagem!!!

O post de hoje é a colaboração da nossa querida Denise Gurgel, especialista em Shantala!
Ela nos falará da importância da auto massagem para as grávidas e no quanto esse momento relaxante pode ser benéfico para a gestação.

Quem é que não gostaria de ter um dia de princesa num SPA?
Uma forma de ficar bem e totalmente zen é transformar a sua casa num cantinho de relaxamento no final do dia.
É tudo o que precisamos, ainda mais na gestação quando o cansaço, o inchaço nas pernas e as dores lombares tomam conta do corpo, roubando muitas vezes o bom humor durante o dia e a noite tranquila de sono.
Então, moms to be, mãos a obra! :)

Fonte Imagem: Google

Você que está grávida sabe bem o quanto seu corpo precisa de hidratação extra, aproveite esse momento em que você usa óleos e cremes para praticar auto massagem. É uma forma de conversar com o corpo, com o bebê e de quebra aliviar os desconfortos acumulados durante o dia.

Esse é um momento inteiramente seu, de escutar as necessidades do seu corpo, abrindo a oportunidade de despertar a consciência através dos sentidos, não só importante para uma gestação tranquila, mas também como preparação para o parto e pós-parto.

Porque se auto massagear?
Adotar essa prática traz muitos benefícios físicos, contribuindo para a ativação da circulação sanguínea e linfática, o alívio das tensões musculares, favorecendo uma melhor postura, alívio de cãibras, além de fortalecer a imagem e consciência corporal e melhorar a qualidade do sono. Já, emocionalmente, o autotoque pode liberar hormônios ligados ao bem-estar, além de criar e estreitar o canal de interação com o bebê.

Como fazer?
Todos os dias durante 15 minutos. Pode ser antes do banho ou após, se quiser coloque uma música tranquila. Use óleo de amêndoa doce ou semente de uva, eles hidratarão a sua pele e não causarão mal ao bebê.
Você poderá sentar no chão ou numa cadeira. Deixe o seu corpo se esparramar, cedendo ao relaxamento. Perceba a sua respiração, o seu corpo e as regiões mais tensas, que estão pedindo uma atenção extra. Passe a mão pela barriga e tente sentir o seu bebê, perceba se ele procura o contato com as suas mãos e lembre-se que ao tocar o seu corpo é como se tivesse tocando e acariciando o próprio bebê.
Faça movimentos de deslizamentos e circulares, se quiser use uma bolinha pequena para auxiliar em algumas regiões.
Comece pelos pés (essa área costuma estar edemaciada) e suba pela panturilha, coxa e virilha. Demore bastante nos tornozelos e faça movimentos segurando próximos aos dedos para cima e para baixo ajudando o retorno venoso.
Massageie a lombar e se precisar pegue uma toalha macia, passe-a por trás e segurando pelas beiradas faça movimentos como se estivesse enxugando a região. Se quiser usar a bolinha nessa região será bem-vinda!
Agora chegou a vez da barriga e ela merece atenção especial! Deslize suavemente as mãos hidratando-a bem, depois suba para os seios (lembre-se que não é preciso hidratar os mamilos), ombros e nuca.
Finalize a massagem no rosto, mas antes retire o excesso de óleo das mãos com uma toalha e massageie todo o rosto dando atenção extra às têmporas.
Após a auto massagem com certeza você estará relaxada, se comunicará melhor com o seu bebê e terá uma boa noite de sono!

Denise Gurgel é fisoterapeuta materno infantil especialista em shantala

Eu amei e vou começar a praticar aqui em casa! E vcs, barrigudinhas, o que acharam?
Beijnhos!

0 comentários:

Postar um comentário

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard