segunda-feira, maio 28, 2012

|Especialista| - 10 dicas de organização com múltiplos!!!

Para começar a semana com o pé direito hoje o post é sobre organização
Mas não uma organização de armários ou gavetas e sim organização de tarefas no dia a dia das mães de múltiplos, sejam eles gêmeos ou não. A Verônica do Ateliê Ordenar, nossa queridíssima parceira aqui no blog é uma verdadeira heroína no que se refere a cuidar de duas crianças, sozinha e com muita criatividade! 
Ela é mãe solteira de um casal de gêmeos, trabalha pra caramba e ainda encontra tempo de compartilhar com a gente seus textos sempre bem humorados sobre o universo organizer. Com vcs Verônica Cavalcanti!!!



Não tenho dúvida que mães de múltiplos, sejam eles naturais ou não, são mulheres escolhidas por Deus. Isso não desmerece em nenhum momento aquelas que tem um filho somente ou pariram um de cada vez. Nós mães de múltiplos precisamos ter qualidades natas que as demais conquistam no dia a dia, sem pressa, calmamente, serenamente e naturalmente. Nós, querendo ou não, queimamos várias etapas, e o tempo dessa capacitação, já passa a contar ainda na gravidez. 
A gente corre pra se cuidar, corre pra arrumar o quarto, corre pra fazer o enxoval, muito, mas muito antes das demais. Isso porque tudo é incerto nesse tipo de gravidez e imprevistos são factíveis de acontecer. 
Assim, eu, que me vi grávida de gêmeos, aos 35 anos e mãe solteira, tive uma preparação absurda com eles ainda na minha barriga. Ser mãe de múltiplos exige ter qualidades específicas, como praticidade, agilidade, raciocínio rápido, desprendimento e por que não, organização! Sim, organização! Pode não ser como eu “a louca da organização” mas tem que ter um mínimo, ou ser organizada em alguns quesitos como, com as coisas das crianças, com a rotina delas, mas não com tudo, como eu sou! É difícil e tarefa interminável para quem tem múltiplos! Bem, pensando em tudo o que vivi nesses seis anos de vida dos meus filhotes, deixo aqui neste post, conselhos pra quem está aí, grávida e com uma super população na barriga. Atenção, são eles:
1-   Não caia nos “engodos” dos marketings de bebês. Compre o que for prático para vc. Nem sempre o mais bonito é prático para acompanhar a rotina de dois, três ou mais. Aqui em casa por exemplo, abri mão dos lindos potinhos e garrafas térmicas com tampa de rosca para água morna, algodão, cotonetes etc e substitui por ridículos e baratos potes de levantar a tampa ou aqueles com tampa flip top, até o shampoo, tipo paliteiro de mesa da linha Coza. Deu tão certo que até hj ele é campeão aqui em casa, e o incluo nas viagens;
2-   Lembre-se que dividiram a barriga, portanto, vão dividir tudo fora dela também. A atenção, a paciência, as roupas, os sapatos etc. Compre peças coordenáveis, mesmo quando o sexo é diferente. Se for criteriosa, dá pra aproveitar!
3-   Aqui em casa, são um casal de gêmeos, mas quando são do mesmo sexo, a vida fica mais fácil, até pelo menos os dois anos, quando não é necessário separar roupas. Tudo pode ser de todos ou todas. Depois dos dois anos, algumas características ressaltam e os gostos pelas cores começam a despontar, então, começa-se a definir gavetas para cada um deles. Agora, se vc como eu é mãe de múltiplos de sexo diferente, te digo, vai gastar muuuuuuuuuuuuito mais, tempo e dinheiro, mas vamos que vamos!
4-   Programe festas com temas únicos, mesmo que os múltiplos sejam de sexos diferentes. Aqui em casa os temas foram: 1 ano – João e Maria (conto infantil), 2 anos – Cocoricó, 3 anos – Toy Story, 4 anos – Peter Pan e Sininho, 5 anos – Turma da Mônica e só dividi mesmo aos seis anos, quando eles insistiram, mas se fossem do mesmo sexo, tenho certeza, emplacaria toda uma vida de temas únicos;
5-   Acostume-se a vê-los chorar, somos únicas para muitos. Ao contrário dos filhos únicos, filhos múltiplos choram, esperneiam e acabam por se acostumar a esperar desde novinhos. Lembro que quando eu passeava com eles sozinha na rua, uma vez uma mãe me perguntou como eu fazia quando os dois choravam. Eu rapidamente respondi “ué, um continua chorando”. É isso mesmo! A prioridade é o mais estressado do momento!
6-   Não esqueça nunca que apesar de terem sido concebidos num mesmo momento, nascidos com minutos de diferença, eles são seres diferentes, com temperamentos, tons de voz, questionamentos, comportamentos e escolhas, muitas vezes opostas. Portanto, evite compará-los e usar um de exemplo para o outro, principalmente negativo;
7-   Aprenda que é fato! Múltiplos se “rendem” o tempo todo! Se um está doente, assim que passar o outro ficará doente. Se uma fralda está suja, quando vc terminar de trocar, a outra também estará, e por aí vai, a ligação deles transcende qq explicação do mundo real;
8-   Sorteios e rodízios funcionam muito bem para quem tem múltiplos. Seja na hora da televisão, do banho, de fazer o dever de casa, de jogos eletrônicos, ou o que mais precisar desses recursos. Use e abuse deles e criará adultos pacientes e conscientes de que, seu limite acaba quando começa o do outro.
9-   Costumo dizer que somos um time, portanto andamos sempre juntos e cedemos quando um quer fazer uma coisa e o outro não. Como sou só com os dois, um fim de semana rola um programa de menino, no outro, será de menina, mas sempre, sempre estaremos juntos, é a nossa filosofia e time que joga junto, sempre ganha, né não??
10-               Por último, sou contra essa coisa de vestir igual etc e tal. Acho esquisito. Na verdade são pessoas diferentes, mesmo que idênticas, porque vestidas iguais, então?? Mas euzinha, mãe de um casal de gêmeos, faço uso da mesma cor de roupa dos dois em festinhas ou lugares públicos por exemplo, a fim de facilitar minha visualização à distância. Funciona que é uma beleza, ainda mais as cores berrantes!

Bem, fiquem com as diquinhas  de uma mãe de gêmeos que já se desesperou muito, e que agora, navega em mares tranqüilos com os amores da vida, cujos nomes, delicadamente escolhidos Alice e Daniel!

http://www.atelieordenar.com.br/

Um comentário:

  1. Adoro a Verônica!!! Ela é sensacional!! suas dicas são sempre práticas e a gente aprende muito !
    bjs

    ResponderExcluir

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard