segunda-feira, junho 03, 2013

|Desenvolvimento Infantil| - Dicas para o Desfralde!!!

A Débora, minha chará e leitora do blog, pediu um post com dicas para o desfralde pois está achando muito difícil todo o processo, sua pequena Manu fica um tempo lá, fala que "fazeu" e nada... e depois... ploft no chão! :)

Fonte Imagem: Google

De uma forma geral a idade indicada para o início do treinamento gira em torno de 2 anos, mas como cada criança é única é preciso respeitar o seu momento, identificar na criança o desejo de se tornar independente.

Começar o desfralde antes da hora pode ser muito mais estressante!

É importante que a rotina esteja bem estabelecida, sem grandes mudanças a vista que possam vir a atrapalhar o processo como a chegada de um irmãozinho ou a entrada na escolinha (caso a criança já frequente a escola, é importante que o mesmo processo seja feito por parte da professora).

Se a criança estiver realmente pronta existe a channce de em menos de uma semana o desfralde estar completo!

Mas como saber se meu filho está pronto?

A criança acaba por mostrar sinais de que está pronta para o início do desfralde, são eles:
  • Anda com firmeza e consegue até correr;
  • Fica incomodado quando a fralda está molhada ou suja;
  • Faz bastante xixi de uma só vez e não de pouquinho em pouquinho;
  • Fica "seco" por pelo menos, 3 ou 4 horas;
  • Consegue abaixar e levantar as calças;
  • Consegue ficar sentado na mesma posição entre 2 e 5 minutos;
  • Quer usar cueca ou calcinha;
  • Tem palavras para xixi e cocô;
  • Faz o "nº dois" em horários mais ou menos regulares;
  • Entende que está com vontade de ir ao banheiro e até pede;
  • Não demonstra resistência de usar o penico ou privada;
É muito importante nunca criticar ou punir a criança quando não der certo e sim ficar ao seu lado incentivando, apoiando, estimulando, elogiando e vibrando com o bom resultado. Pressionar a criança é um dos maiores erros que os pais podem cometer durante o processo!

Rituais são sempre importantes na vida, marcam a importância de que algo irá mudar! O desfralde é mais uma etapa de crescimento e valorizar esse momento transformando em algo prazeroso, valorizando esse crescimento, ajuda os pequenos a encarar com naturalidade esse processo!

Agora que você já identificou no seu filho os sinais de que chegou a hora é preciso criar uma estratégia e colocar em prática algumas táticas para que o processo seja feito com sucesso!

  • Decida se o desfralde vai acontecer de uma só vez ou se a retirada das fraldas vai ser gradual. Lembre-se que retirar a fralda de uma só vez agiliza o processo mas aumenta as chances dos "acidentes" já a retirada gradual tende a demorar bem mais mas se encaixa melhor na rotina de compromissos do dia a dia;
  • As fraldas de treinamento ou o alarme para fraldas (já falei dele aqui) são ótimos aliados nessa fase;
  • Deixe a criança aprender por imitação vendo os pais fazerem xixi;
  • Providencie o equipamento adequado ( o bom e velho penico é a melhor alternativa para deixar a criança mais segura nesse primeiro momento);
  • Livros e desenhos sobre o assunto podem ajudar a criança a se distrair;
  • Leve a criança para comprar calcinhas ou cuecas de criança grande, isso ajudará no interesse dela em ser igual ao papai e a mamãe;
  • Facilite ao máximo esse processo usando na criança roupas fáceis de colocar e tirar;
  • Deixe a porta do banheiro aberta e  o penico em lugar de fácil acesso (uma dica para as famílias que moram em residências com mais de um pavimento é disponibilizar pelo menos um penico em cada andar);
  • Para os meninos, o ideal é que se inicie o processo ensinando-o a fazer o xixi sentado e somente depois que ele já estiver fazendo direitinho aí então você pode propor que ele tente fazer em pé (não é preciso pressa para isso, ok?!);
Quando as fraldas forem embora de vez não se esqueça de fazer bastante festa e parabenizar seu filho(a) por ser uma criança grande agora!!!

E aí mommys como foi esse processo por aí, conta pra gente!? 
Vc ainda tem dúvidas de como iniciar o desfralde, mande sua dúvida que adoraremos ajudá-la nesse momento!
Beijo


23 comentários:

  1. Adorei o texto, estou pensando em iniciar o desfralde assim que o frio for embora, meu filho está com 2 anos e 10 dias e as vezes o deixo sem fralda, mas ele não pede pra ir ao banheiro, eu o levo quando vejo que ele está com vontade, mas não são todos os dias... quando o calor voltar inicio o desfralde corretamente. Depois venho contar como foi. Obrigada Vivian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom ele já ir tendo esse contato Vivian! Vamos esperar vc voltar e contar como foi por aí, ok?
      Boa sorte!!!
      Beijo

      Excluir
  2. Otimo post, tenho certeza que ajudará muitas mamães.
    beijos
    maede4princesas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes que tenha gostado Grazi!
      Continue nos acompanhando...
      Beijos

      Excluir
  3. Eu estou no processo do desfralde.
    Samuel já fica o dia inteiro sem fralda e usa a noite.
    Aos poucos serão banidas as fraldas.
    Bjks
    www.maevaidosa.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Andreia! Depois conta como foi todo o processo...
      Beijo

      Excluir
  4. Theo faz o xixi no penico.....fofo...mas o numero 2 esta dificillll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri! Tenta colocá-lo no penico nos horários que ele está habituado a fazer o numero dois, isso vai ajudar. Aproveita e conta histórias para distraí-lo. Aqui funcionava muito bem essa tática! :)
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  5. Super dicas!
    Otavio ja tirou a fralda diurna, falta só a noturna!
    beijao
    Lele

    ResponderExcluir
  6. Excelentes dicas!

    #amigacomenta
    www.mamaeneura.com

    ResponderExcluir
  7. Adoreiii o post Chará !!! Venho tentando sempre, principalmente o número 2, que acho mais fácil em ver que ela vai fazer !!! Bjão e vou praticar ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pratica as dicas e depois vem contar como foi chará!
      Beijo

      Excluir
  8. Excelente matéria, todos os conteúdos da página sempre muito bons! Parabéns pelo talento e competência e muito, muito obrigada pela gentileza na atenção aos nossos “dramas” de mamães de primeira viagem, principalmente.
    Pedro adora o troninho! É só avistá-lo para falar repetidamente: “xixi, cocô”. Ele ainda não se enquadra, porém, em alguns daqueles itens descritos que apontam a criança como apta ao desfralde. Por exemplo, não levanta nem abaixa a bermuda. Como vive grudado em mim, é ainda bastante dependente. Na verdade, vou tentar. Quem sabe ele não faz, porque sempre tomo a iniciativa? Mas uma característica que ele já apresenta e acho de grande importância nesta etapa é a de não mais fazer diversos pequenos xixis durante todo o dia; e o cocô, sempre nos mesmos horários. Uma outra dica muito importante e que eu ainda não havia me dado conta era o de alinhar este processo com a professora da escola. Vou fazê-lo. Não considero ter começado o desfralde numa época boa para tal, frio. Acredito que a melhor maneira de fazê-lo é deixando a criança circular, pelo menos pela casa, totalmente livre das fraldas. Assim ela não se sentirá acomodada pelas mesmas, ao mesmo tempo em que facilitará sua ida ao troninho sozinho assim que sentir vontade. Por enquanto, Pedro o tem usado tão somente após os dois banhos diários. Todas estas vezes ele se assenta e faz um xixizinho, pelo menos. Vou permanecer neste ritmo lento de adaptação e conhecimento do troninho até setembro chegar, quando então o deixarei livre de fraldas e roupas para se tronar, de fato e de vez, um rapazinho. Muito, muito obrigada, Débora! E mais uma vez, parabéns! Adoro ler suas matérias e me sinto honrada em partilhar de suas histórias! Grande beijo e até os próximos desafios! Andréa Marques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dedeia querida, muito obrigada pelas palavras carinhosas! Assim eu fico emocionada... O principal objetivo do blog é realmente esse, levar informação relevante às grávidas e mães, ajudando-as a navegar nessas águas nem sempre pacíficas da maternidade. Saber que o blog ajuda quem lê é o melhor que poderia acontecer!
      Quanto ao Pedro ser ainda dependente, tente soltar as rédeas um pouquinho, vc vai se surpreender com o que eles são capazes de fazer! Depois passa aqui para contar como foi o processo, ok? E eu é que me sinto honrada em ter leitoras como vc! Continue mandando as dúvidas que farei o possível para ajudar! Beijos

      Excluir
  9. O Nanni eu desfraldei cedo, pois quria o processo concluido antes da chegada da Manu e foi tranquilo com 2 anos e meio ele estava desfraldado completamente!!
    Um livro q ajudou foi "o que tem dentro da sua fralda?" .
    Bjs
    Mari
    #amigacomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb desfraldei a AL cedo e não me arrependo, apesar de ter sido mais trabalhoso. Vou pesquisar sobre esse livro! Obrigada por compartilhar Mari!
      Beijo

      Excluir
  10. Muito bom o post, ótimas dicas, realmente cada criança tem o seu tempo e da sinal, precisa de muita paciência nessa hora.
    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  11. Acredito que tem hora certa mesmo, ontem mesmo estava conversando com minha irmã que é professora de educação infantil sobre isso. Com meu filho de 5 anos acabou sendo mais tranquilo do que eu esperava (sempre lia por tudo que era um terror) vamos ver quando chegar a hora do meu novo bebê!
    Bjs
    Diana Demarchi
    #amigacomenta
    www.inventare.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb tinha medo e achei que foi tranquilo tb! Aqui adotamos até um penico no carro para qdo desse vontade no meio do trânsito! :)
      Beijo Di!

      Excluir
  12. vou começar a tentar fazer o processo de desfralde com meus pequenos (alunos).
    Alguns já sabem até dizer que fizeram xixi ou cocô. Isso também é sinal de que estão prontos para o desfralde ?

    ResponderExcluir

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard