quarta-feira, março 20, 2013

|Transição dos bebês| ~ Do berço para a cama: dicas para uma transição tranquila!!!

Muitas famílias se veem diante desse dilema: Quando é hora de passar o bebê do berço para a cama? Pode parecer fácil mas para muitas famílias essa transição se torna um desafio!

Como quase tudo, em se tratando de maternidade, não existe uma regra absoluta! É preciso que algumas variáveis como, a chegada de um irmãozinho, o tamanho da criança (se ainda cabe no berço) ou ainda se a criança é levada e sempre pula do berço, sejam observadas para avaliar a hora adequada.


Entre 1 ano e meio e 3 anos a maioria das crianças acaba fazendo essa transição de forma natural. Tem crianças que se adaptam rápido à novidade de ter uma "cama de criança grande", já outras têm dificuldade, ainda mais, se estiver passando por alguma outra mudança grande, como por exemplo, o desfralde, a entrada na escolinha ou a chegada de um irmão.

De qualquer forma é preciso que a hora dessa transição seja especial para o seu filho, uma mudança para ser comemorada! Leve-o para comprar pijamas e lençóis novos para a "cama de criança grande", faça uma festa do pijama para comemorar a estréia da nova cama enfim, incentive a sua participação nessa mudança, crianças adoram saber que estão crescendo e deixando de serem bebês!

Se a criança já estiver nessa idade (1ano e meio e 3 anos) e vai chegar um irmãozinho, procure fazer a transição do mais velho pelo menos com 2 meses de antecedência ao nascimento do irmão, dessa forma ele não irá achar que o irmãozinho "roubou" o seu cantinho. Agora, se o bebê ainda for pequeno (menor que 1 ano e meio), procure adaptar o local de dormir do bebê  mais novo, pode ser num moisés ou até em um berço desmontável!

Se a criança pula a grade ou já não fica mais confortável no berço mas ainda é muito pequena para essa transição, a alternativa de uma mini cama é ideal pois, além dela ser mais aconchegante é também menor e mais baixa que uma cama de solteiro, o que ajuda a evitar quedas.

Agora, se vc fez a mudança e a criança não está se adaptando, não está dormindo bem, acorda mil vezes durante a noite, chora chamando você, é sinal de que ela não estava pronta para essa transição. E o melhor nesse caso é recuar e esperar um momento mais oportuno!

E com vcs mommys como foi essa transição? Conta pra gente!
Beijocas



18 comentários:

  1. Oi Dé!
    Com a Isa foi bem tranquilo. Ela amou. Com o Otavio (que completa 3 em 20 dias) estamos postergando porque precisamos rearranjar os móveis do quarto e tal... mas acho que vai ser legal e fácil. Ele curte deitar na cama da irmã.
    Boas dicas!
    beijao
    Lele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Lele! Aqui vai ser um tantinho complicado porque até hj AL não cosegue dormir a noite toda sem querer deitar comigo. Às vezes penso que talvez seja porque não está confortável mais no berço...
      Beijos queridona!

      Excluir
  2. Ótimas dicas!
    Adorei!!Louca para chegar essa hora!rs
    #amigacomenta
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Tatty! Eu se fosse vc curtia mais esse bebezão... Queria que minha Tetei ainda tivesse 6 meses! :)
    Beijoca

    ResponderExcluir
  4. Oi, Débora!
    É a minha primeira vez aqui no Personal Bebe.
    Adorei o conteúdo e o "visú" bem clean. Adoro!

    Sobre a postagem...
    Meu filho de 3 anos ainda mama no peito, então somos adeptos da cama compartihada.
    Então, ainda estou pensando como fazer a transição da minha cama para o berço, e quando ele estiver no berço, fazer e transição para a sua cama de criança grande.
    Adorei as dicas, de fazer esse um momento especial, para que ela curta esse momento.
    #amigacomenta.

    Line
    http://mamae-moderna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Line! Espero que seja a primeira de muuuuitas! :)
    Estamos reformulando nosso layout, esse não é o resultado final mas tenho certeza de que todos vão gostar do que vem por aí...
    Fico tão feliz qdo vejo uma mãe amamentando até essa idade, vc nem imagina! AL mamou até 2a7m e me arrependo um pouco de não ter conseguido prolongar até os 3a que era a minha meta. Mas para mim já não estava mais tão prazeiroso, estava me dando "arrelia". Talvez se não tivesse sido tranquilo esse desmamame ainda estivesse com ela "pendurada" até hj. rsrs
    Quem sabe vc não já não faz a transição direto para a cama de criança grande?
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Eu irei começar essa transição assim que terminar de arrumar o quarto, que atualmente é o da bagunça, com as coisas dela e a caminha reformada ;)
    Ela está com 3 anos. Espero que corra td certo!

    Beijos,
    #amigacomenta
    www.maebivolt.com.br

    ResponderExcluir
  7. Bom aki essas decisões sao deles... O Nanni foi para a cama com 1 anos e passou a dormir muito melhor. Já a Manu gosta de dormir no ninho o berço então vai demorar um pouquinho...
    Passei ele primeiro para um cochão no chão e depois pra cama. Foi super tranquilo !!
    Bjs
    Mari
    #amigacomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Mari, cada um tem seu ritmo e seu tempo!
      Beijo

      Excluir
  8. Oie meninas! É minha primeira visita nesse blog maravilhoso!

    Alguma de vocês já ouviu falar de bebês que mordem o berço? Minha filha de 1 ano morde as laterais do berço, já até arrancou lasquinhas, chegando até a madeira crua. No momento ela dorme no chão...penso que engolir a madeira ou tinta do berço pode ser nocivo para ela. Não achei nada relacionado na net. Alguém?

    Desde já obrigada!!!!

    Dani

    www.closetdeirmas.blogspot.nl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, vc já conversou sobre isso com o pediatra? Pode estar relacionado a deficiência de alguma vitamina ou mineral.
      Obrigada por nos acompanhar!
      Beijos

      Excluir
  9. Aqui por ser cama compartilhada ela só dorme no quarto dela quando ela quer, então é tudo uito tranquilo, mas sei que tem casos que rola um stress tremendo, ai toda dica é bem vinda.
    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  10. Aqui vamos alternando entre cc e quarto dela mas estamos precisando da nossa privacidade de volta! :)
    Beijo Sil!

    ResponderExcluir
  11. Minha filha mama tem um ano e meio e vivi querendo dormi na Minha cama acordas duas vezes na madruga pra mandar depois não quer mais voltar pro berço.. tem um quarto lindo e o berço está no meu quarto... não consigo fazer essa transição do meu quarto pro dela mesmo sendo ao lado do meu... dicasss... comenta por favor

    ResponderExcluir
  12. Minha filha mama tem um ano e meio e vivi querendo dormi na Minha cama acordas duas vezes na madruga pra mandar depois não quer mais voltar pro berço.. tem um quarto lindo e o berço está no meu quarto... não consigo fazer essa transição do meu quarto pro dela mesmo sendo ao lado do meu... dicasss... comenta por favor

    ResponderExcluir
  13. Minha filha mama tem um ano e meio e vivi querendo dormi na Minha cama acordas duas vezes na madruga pra mandar depois não quer mais voltar pro berço.. tem um quarto lindo e o berço está no meu quarto... não consigo fazer essa transição do meu quarto pro dela mesmo sendo ao lado do meu... dicasss... comenta por favor

    ResponderExcluir
  14. Minha filha mama tem um ano e meio e vivi querendo dormi na Minha cama acordas duas vezes na madruga pra mandar depois não quer mais voltar pro berço.. tem um quarto lindo e o berço está no meu quarto... não consigo fazer essa transição do meu quarto pro dela mesmo sendo ao lado do meu... dicasss... comenta por favor

    ResponderExcluir

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard