segunda-feira, fevereiro 25, 2013

|Transição dos bebês| ~ O momento do desmame e a hora certa para "aposentar" a mamadeira?!

Bom dia pessoal, como foram de fds? Aqui curtimos um pouquinho de piscina no clube e aproveitei também para colocar alguns trabalhos em dia! :)
Para começar bem a semana falaremos hj do momento ideal para aposentar a "famigerada" mamadeira.
Muitas mamães ficam na dúvida de quando é a hora certa para que o bebê passe a usar o copo, mas o ideal é não usar a mamadeira em nenhum momento pois, a amamentação deverá ser exclusiva até os seis meses e complementar até os dois anos. Sabemos também que, devido a "n" fatores, muitas vezes a introdução da mamadeira se faz necessária!
Não existe uma hora certa para o desmame, esse momento vai depender mais uma vez de vários fatores: do filho, da mãe, do estilo de vida... O mais importante é que essa decisão seja tomada de forma consciente, avaliando diversos fatores como, por exemplo, o interesse do bebê, a capacidade física e emocional da mãe bem como sua rotina profissional.

Fonte imagem: Google

Segundo os órgãos especializados, o mais recomendado é que se ofereça o leite no copinho porque embora possa parecer impossível um bebê desempenhar tal feito, uma pesquisa realizada na Suécia comprovou que os movimentos que os bebês fazem ao sugar o seio materno são muito mais parecidos com os que realizam ao beber no copinho do que com a mamadeira.
Muitos bebês de UTI Neonatal se alimentam do leite materno dessa maneira!
Embora a mamadeira possa parecer, num primeiro momento, mais prática, o uso dela exigirá um segundo desmame que dá bastante trabalho devido a dependência emocional que muitos bebês criam com ela.
O copo de treinamento, que é indicado a partir dos 6 meses, é uma alternativa ao uso da mamadeira e pode ajudar na hora da transição!
Ok mas eu não consegui me adaptar ao uso do copinho e acabei introduzindo a mamadeira. Como fazer a transição da mamadeira para o copo?
O ideal é que essa transição seja iniciada após o desmame e de forma natural, ou seja, entre 6 meses e dois anos.
Criatividade, disciplina e muita paciência são fundamentais para o sucesso dessa transição! Este processo deve ser prazeroso e comprar copinhos coloridos e divertidos pode ajudar, assim como brincadeiras e muita conversa do tipo: "Vc já está ficando uma mocinha (ou um rapazinho) e não precisa mais usar mamadeira!"
O uso prolongado da mamadeira, ou seja, após os dois anos, é prejudicial principalmente para a dentição!
Beijos


21 comentários:

  1. Aqui em casa acabei de tirar a mamadeira, ele ainda mama no peito e ta com 1 ano e 9 meses!o copo de transição ele tbm nao quer mais usa!rs!só quer ser o adulto!
    beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, adoooro quando vejo bebês na amamentação prolongada, parabéns! Agora eles começam a se achar, né?! :)
      Beijo

      Excluir
  2. meu bebê mama na mamadeira e não aceitou nenhum dos copinhos que ofereci até agora ( com 9 meses..). vamos ver até onde vamos, né!
    beijos Flávia #amigacomenta
    www.gravidinhasemaezinhas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, tenta substituir a mamadeira primeiro no uso de outros líquidos e só depois a do leite (primeiro a da tarde, depois a da manhã e por fim a da noite. O copo de pransição/treinamento da MAM com bocal macio é uma excelente opção, vc já tentou esse?
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  3. Verdade, minha sobrinha não pegou o peito e no hospital so davam no copinho. Espero que a minha mame no peito bastante!
    Beijos, Thaís
    http://aventurasdethaiseisabela.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís! É só ter persistência e buscar ajuda se necessário, amamentar é algo simplesmente natural, vc vai ver...
      Beijos

      Excluir
  4. Aqui eles tomaram mamadeira primeira vez um com 10 meses outro com 11 quando meu leite foi secando, e usaram até os dois anos quando mudaram pro copinho. O ideial é não úsar né, mas acho bem difícil introduzir o copinho para os bebes, mas difícil não é impossível né rs gde beijo
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cynthia, o uso do copinho requer bastante paciência e uma boa dose de tempo, o que muitas vezes não é possível não pé mesmo? Mas é completamente possível! :)
      Beijos

      Excluir
  5. A tranquilidade é fundamental em qualquer transição.
    Por aqui eu ofereci a mamadeira só para o leite e àgua e suco eu já ofereci direto no copinho. Com o Nanni foi fácil, pois ele deixou de tomar leite com 1ano e 9meses e com isso a mamadeira foi embora também. Com a Manu ainda não sei, mas eu segui a mesma coisa de oferecer apenas leite na mamadeira.
    Bjs
    Mari
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Com certeza tranquilidade é a palavra chave pois é tudo diferente para eles (e pra gente tb)! Dependendo da idade que eles começam a usar a mamdeira já dá para ir direto pro copinho.
      Beijo

      Excluir
  6. Minha filha não pegou mamadeira, eu até comprei alguns modelinhos... rsrsrsrs, por insistência do pai que achava que toda criança usa mamadeira, ela mamou até 2 anos e sete meses, então foi p/ o copinho mesmo e desmamou por conta própria, simplesmente um dia ela não procurou mais o peito. Assim foi melhor sem traumas ou stress.
    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silmaaaa, que delicia, simples assim! Aqui tb fomos até essa idade e outros líquidos direto nos copo desde sempre. :)
      bj

      Excluir
  7. Oiee,

    Aqui em casa as crianças passaram do peito para a mamadeira e consegui tirar a mamadeira do Pedro só aos 4 anos, a Cacá com 3 ainda toma mamadeira!
    Sei lá se é certo ou errado, por enquanto não me estresso com isso não! Vamos ver se consigo tirar até o fim do ano mas, tudo com calma... rs

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  8. Tentei muito usar o copinho quando a Nina era pequena, mas não rolou, acabei indo pra mamadeira. Agora, com 2a6m, ela já toma os líquidos no copo "normal", mas no começo nós usamos sim os copos de transição, eles ajudavam principalmente por ñ deixarem o líquido cair (nosso sofá e tapete, agradecem! rsss).
    Mas, na verdade, temos que ter paciência, é tudo muito novo pras crianças e elas vão se adaptando... tudo a seu tempo!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. E deixa eu te contar que meu JOão já vai pra um aninho e nunca provou uma mamadeira! Tá no peito e nas papas, toma tudo no copinho. Acho que não vou nem tentar mostrar pra ele. Beijooo

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  10. Faz isso sim Manu pois nesse caso não há a mínima necessidade dele conhecer a mamadeira! Parabéns!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, meninas!
    Minha bebê tem apenas 3 meses e meio e preciso voltar ao trabalho, o copo de transição seria uma boa opção, já que ela não pegou mamadeira? e qual o ideal? me ajudem..rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera! Com certeza é uma boa opção sim mas o importante é que o bico seja duro e não tenha válvula (se tiver válvula removível, dá pra comprar sim e na hora de oferecer pro bebê vc retira), ok?
      Beijo

      Excluir
  12. Acho ruim quando leio isso. "Mãe, amamente sempre, não use mamadeira..." A maioria dos textos não consideram as mães que não conseguiram amamentar. Tanto preconceito! Entrei em depressão, tentei de tudo para conseguir... Contratei profissionais... E nada. Busco o copinho porque meu filho faz o movimento de querer segurar a mamadeira de maneira diferente, e acredito ser bom para ele.

    ResponderExcluir

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard