segunda-feira, janeiro 28, 2013

|Alerta| ~ Andador: pode ou não pode?!

Há muito tempo estava querendo escrever esse post mas ficava adiando por conta da polêmica. :)
Na semana passada ao ler uma matéria na Folha de São Paulo não pude mais postergar o assunto e então lá vai...

Com mais um acidente sério envolvendo a utilização dos andadores, a discussão em torno do equipamento volta às manchetes. Há mais ou menos 20 dias, na Bahia, um bebê de nove meses caiu com um andador de uma escada com cerca de 10 degraus. E devido à uma fratura cervical morrreu sem nem mesmo ter tido tempo de ser levado ao hospital!

Algumas mães insistem em afirmar que o uso do andador deixa o bebê mais esperto mas sua utilização é inútil e o seu uso pode causar acidentes sérios! Bebês com menos de 1 ano de idade não têm ainda seu sistema neuropsicomotor desenvolvido para andar. Cada criança têm um tempo e quando chegar sua hora vai andar naturalmente!

Existem muitas outras maneiras de entreter uma criança para facilitar o dia a dia dos pais e que são inúmeras vezes mais seguras. O tapete de atividades que falei aqui é uma super alternativa, além do carrinho, do berço, do cercadinho....

Há muito vem se discutindo a possibilidade de abolir os andadores! Esse equipamento além de deixar de estimular certos músculos (o que atrasa o início dos primeiros passos) dá uma mobilidade inadequada aos bebês em uma fase da vida onde eles podem se aproximar com mais facilidade de fogões, piscinas e produtos tóxicos.

Segundo o pediatra Danilo Blank da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) "o intuito é acabar com a recomendação do uso do andador. Acabar com a fabricação, só o Canadá conseguiu. "

É preciso antes de mais nada se informar a partir de fontes confiáveis sobre todo o qualquer assunto relacionado ao universo baby. Nos dias de hj, com as informaçãoes saltando aos nossos olhos todo o tempo, seja pela televisão ou pela internet é inadmissível que ainda existam famílias pouco informadas no que diz respeito a esse universo.

Fonte imagem: Google

No site http://www.conversandocomopediatra.com.br/ é possível tirar todas as dúvidas sobre o equipamento! Bora se informar mommys!!!

bjs

2 comentários:

  1. Não curto muito andadores, minha irmã sofreu um acidente grave usando o andador, seilá vou me cuidar bastante com meu pequeno!
    Beijos
    http://meu-pequeno-guilherme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Bárbara! Andadores são perigosos, diga-se de passagem... Obrigada pela sua participação e continue nos acompanhando!
    Beijos

    ResponderExcluir

Quem Sou

Por aí

Facebook Instagram Email WhatsApp

Vale Presente

Pesquisar este blog

Copyright © Personal Bebê | Plataforma Blogger
Design Lizard